| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Darolt em Blumenau

30 Novembro 2018 17:44:00


Divulgação/


O Delegado gasparense, Juraci Darolt, assumiu, na segunda-feira (24), a 2ª Delegacia de Polícia de Blumenau. Darolt tem larga experiência ao longo de 35 anos de carreira na Polícia Civil de Santa Catarina, onde foi delegado nos municípios de Gaspar, Blumenau, Canoinhas,Indaial, Araranguá, Florianópolis. Também comandou a Delegacia Regional de Blumenau. Em seus planos à frente do novo desafio, Darolt pretende priorizar as investigações e agilizar os procedimentos policiais com prazos da Justiça.

Festa de Santa Bárbara

É neste final de semana a tradicional Festa da Padroeira Santa Bárbara, na Águas Negras. Os festejos tiveram início na quinta-feira (28) com o Tríduo de Missas que segue até domingo (2). A festa é uma tradição de 27 anos, e a cada ano reúne centenas de pessoas da comunidade e de outras regiões do Estado. No sábado, a partir das 19h30min, e no domingo, às 10 horas, vão acontecer duas celebrações religiosas com a presença dos festeiros. Na missa de domingo também vai acontecer a tradicional encenação da vida de Santa Bárbara. Além da espirituaidade, o evento tem como objetivo promover a confraternização entre as comunidades. Os festejos em honra à padroeira contam ainda com farta gastronomia: o delicioso churrasco, pastel entre outros serviços de bar e cozinha. Para deixar o evento ainda mais animado, na noite de sábado e tarde de domingo, a comunidade promove o baile e tarde dançante, com o Grupo Chama Gaúcha. A entrada é gratuita.

Atraso, ausências e saídas

O Plenário da Câmara aprovou na terça-feira (27), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 8/2018 que estabelece regras para o desconto de atrasos, ausências e saídas antecipadas dos servidores públicos municipais. Foi aprovada também emenda aditiva 2/2018, do líder do governo, vereador Júnior Hostins (MDB). O texto segue agora para sanção do prefeito Kleber Wan-Dall. De acordo com a emenda, não serão descontados atrasos diários de até 20 minutos, evitando assim transtornos quanto ao número de servidores e a quantidade de aparelhos de ponto eletrônico disponíveis. Além disso, o texto estabelece a compensação de horas, que deverá ocorrer no mês seguinte. O líder do governo havia feito outra emenda, que acabou retirada, que previa inicialmente um limite de tempo para atraso menor.

Cidade para pedestres

O vereador Ciro André Quintino (MDB) pede ao Executivo um projeto de lei para tornar Gaspar uma cidade que prioriza o pedestre. A indicação 499/2018 entra na pauta da primeira sessão de dezembro (4). De acordo com Quintino, o objetivo da proposta é criar o conceito de calçada padrão que atenderia às necessidades de idosos e pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade e mobilidade a todos. Além disso, a ideia defende a importância de ruas arborizadas e espaços que valorizem a interação entre as pessoas. Boa ideia! 

Evento do Jota

O Comunicador e repórter da Rádio Sentinela do Vale, Jota Aguiar, que em 2008, presenciou e participou cobrindo de perto os detalhes da maior tragédia climática que já vivenciamos em nossa região, realizou na noite de quinta-feira (29) um evento que recebeu o mesmo nome do livro que ele publicou na época: Relatos de uma Trágédia. Jota recebeu, no Espaço Quinta do Vale, no bairro Gaspar Grande, autoridades, lideranças e voluntários de Gaspar, Santa Catarina e outros Estadosl, além da imprensa local. O propósito foi o de relembrar, por meio de depoimentos alguns fatos marcantes daquele momento, além de homenagear quem empreendeu um grande esforço conjunto para amenizar o sofrimento de milhares de moradores de Gaspar. O evento, que reuniu cerca de 150 pessoas, foi também de emoção, pois muitas das pessoas que vivenciaram o novembro de 2008 nunca mais haviam se reencontrado. As histórias de superação foram inevitáveis. Para reunir todas essas pessoas, o comunicador Jota Aguiar contou com a parceria do então prefeito da época, Adilson Luis Schmitt (um dos homenageados da noite). Adilson relacionou uma série de pessoas que ele conviveu muito próximo em 2008, desde militares, instituições assistenciais, entidades de classe, empresários e voluntários da comunidade. Uma enorme corrente humana, que dez anos depois teve o merecido reconhecimento de toda a sociedade gasparense.




VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |