| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

CPI


foto: Divulgação Câmara /Gaspar/

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da rua Frei Solano ouviu na quinta-feira (30) o engenheiro da Engeplan Arnaldo Assunção. Já a servidora municipal e engenheira civil, Mariana Andreazza Bernardi Diehl, que fiscalizou o contrato da empresa, não compareceu à reunião. Assunção disse que a ordem de serviço para a execução da obra foi assinada em julho de 2019. Quatro meses depois, a Prefeitura de Gaspar teria rescindido o contrato, alegando que a empresa não teria cumprido o cronograma. A Engeplan apresentou recurso, mas a Prefeitura manteve a decisão. Ele explicou que a empresa fez pequenas readequações na obra de drenagem feita pela CR Artefatos de Cimento, como o traçado das bocas de lobo. Enquanto a empresa anterior teve que realizar o alteamento das caixas. Interrogado se houve alterações na obra, Assunção disse que "A gente segue rigorosamente o projeto". Se é de concreto, é de concreto. Se é de bloco, é de bloco. Se é de tijolo, é de tijolo". Portanto, o engenheiro não acrescentou muito ao que já se sabe.

CPI - 2

Enquanto isso, a Prefeitura decidiu suspender a colocação da segunda camada asfáltica na via temendo que tenha que, mais tarde, reabrir a rua para a verificação técnica do que foi feito logo abaixo, no subsolo. Questionado pela reportagem do Jornal Metas se de fato a CPI iria mandar reabrir a rua, o presidente da Comissão, Dionisio Bertoldi (PT), disse que não cabe aos vereadores mandarem reabrir, mas a empresa que foi contratada para analisar os dados técnicos da obra.

Trabalhadores

A comemoração ao Dia dos Trabalhadores aqui no Brasil já tem quase cem anos de existência. Oficializada em 26 de setembro de 1924, pelo decreto do então presidente Arthur da Silva Bernardes, que estabeleceu a data como feriado nacional, destinado à comemoração e confraternização das classes. Já nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, com o objetivo, de suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer). Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho. 


Trabalhadores - 2

O trabalho, ato de criar e produzir bens e serviços em troca de uma remuneração e que gera desenvolvimento social e econômico, trouxe grandes transformações e crescimento intelectual ao ser humano. Para alguns, um fardo, já para outros, uma bênção. Na atual situação de Pandemia, com um cenário completamente novo, surgiram também novos hábitos, pode se dizer, uma nova cultura, mudando inclusive o comportamento humano. A espécie humana é desafiada a se reinventar para sobreviver e usa de muita criatividade! Parabéns a todos os trabalhadores pelo seu dia!

Decreto prorrogado

O governador Carlos Moisés tomou uma decisão na quinta-feira (30) que vai causar muita polêmica. Renovou, por tempo indeterminado, a proibição do transporte coletivo, eventos em geral e as aulas presenciais na rede pública e privada. Sobre o transporte coletivo, a situação tá complicada para muitos trabalhadores que dependem de ônibus, além disso, a decisão vai gerar uma nova onda de demissões no setor. Nesta semana, a Justiça do trabalho negou a liminar da Blumob, empresa que explora o transporte coletivo urbano em Blumenau, e manteve a decisão de reintegração de mais de 100 funcionários que haviam sido demitidos. Porque não liberar e limitar no máximo em 50% da capacidade para o transporte coletivo?


Regularização eleitoral

Os eleitores gasparenses têm até a próxima quarta-feira (6) para regularizarem as suas situações junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER-SC). Com os atendimentos presenciais suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus, a regularização poderá ser realizada via internet, por meio do atendimento remoto do TRE-SC, disponível no link: http://www.tre-sc.jus.br/eleitor/atendimento-remoto-emergencial-eleitor. O atendimento online tem como objetivo garantir a participação do eleitor no pleito municipal de 2020. Entre os serviços que podem ser feitos na internet, estão a primeira via do título de eleitor, mudança de município, alteração de dados pessoais, alteração de local de votação ou a revisão para a regularização de inscrição cancelada.

VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |