| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Comissão do Idoso na Alesc

01 Março 2019 19:16:00


Diretoria da ADJORI/SC: Valmoci, Miguel Gobi, e José Roberto em visita ao deputado Alba (PSL) no dia 26 na Alesc / Foto: Divulgação/

O deputado Ricardo Alba (PSL) foi escolhido pelos parlamentares, que integram a Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso, para presidir o cargo. A instalação da comissão foi feita na reunião de quarta-feira (27), a primeira desta legislatura. O mandato à frente deste grupo será de dois anos e Alba terá como vice o deputado Fabiano da Luz (PT). Alba disse que a prioridade é dar cidadania e assegurar direitos aos idosos em Santa Catarina: "nosso estado é um dos mais longevos da federação", destacou. Conforme o IBGE, em cinco anos (2012-2017) a população de idoso no Brasil cresceu 19,5%, saltando de 25,4 milhões para mais de 30,2 milhões de pessoas. Pesquisa do IBGE, anunciada em dezembro de 2017, dá conta de que a expectativa de vida das mulheres chega a 82,4 anos, enquanto a dos homens é de 79,1 em Santa Catarina. Diante desta realidade, o presidente prevê muito trabalho para assegurar e propor políticas públicas em prol dos idosos.


Criação de Frente Parlamentar

Alba comandou também a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Itajaí que foi anunciada na sessão ordinária de quinta-feira (28). Esta união suprapartidária será composta por nove deputados de três microrregiões (Alto, Médio e Foz do Itajaí), representando 54 municípios e quase 2 milhões de habitantes. "A Frente do Vale do Itajaí representa 25% da população catarinense e buscará potencializar a solução de demandas da nossa gente", destacou Alba. 


Turismo e Meio Ambiente da Alesc

Deputado Ivan Naatz (PV) / Foto: Divulgação/

Com apoio unânime dos demais colegas parlamentares, o deputado Ivan Naatz (PV) assumiu na quinta-feira (28) a presidência da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, que foi instalada oficialmente para atuar nesta nova legislatura. Na primeira reunião do colegiado, o deputado disse que a comissão terá papel fundamental em debater e aliar o desenvolvimento do turismo regional com a questão ambiental. "Santa Catarina é referência nacional em turismo regionalizado e o setor que já representa quase 14% do PIB estadual pode crescer ainda mais se forem destravadas algumas amarras burocráticas e ambientais do setor", observou Naatz. De acordo com o presidente, o colegiado já recebeu requisições de audiências públicas e seminários, além de pedidos para auxiliar projetos que estão parados no Instituto do Meio Ambiente "há muito tempo".
 


Deputado Jerry em Gaspar

Deputado Jerry (MDB) e Ciro / Foto: Divulgação/

Na tarde de quinta-feira (28), o presidente Ciro André Quintino (MDB) recebeu na Câmara de Vereadores, o deputado estadual Jerry Comper (MDB). Na pauta, as demandas do município de Gaspar com foco na educação. Ciro Quintino tem estado em frequente contato com as lideranças da Assembleia Legislativa, em especial o deputado Jerry, para buscar recursos e atenção do Governo do Estado para o município. "O meu papel como vereador é legislar e fiscalizar, porém, sei que posso fazer mais pelo nosso município e estarei sempre em busca de viabilizar recursos e ações para que nossa cidade sempre receba a atenção necessária", destaca Ciro.


Patrulhamento Tático

Major Pedro apresentou o projeto do PPT à Câmara de Vereadores / Foto: Divulgação/

Na quinta-feira (21), os vereadores debateram a proposta de implantação do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) em Gaspar. Na oportunidade, o major Pedro Carlos Machado Junior, comandante da Polícia Militar de Gaspar, pediu o apoio da Câmara ao projeto. O presidente da Casa, Ciro André Quintino (MDB), posicionou-se favorável à ideia e encaminhou ao Executivo Minicipal o pedido de recursos financeiros para esse investimento. O prefeito Kleber Wan-Dall afirmou que a prefeitura tem condições de investir na primeira etapa do projeto que está orçada em aproximadamente R$ 45 mil. O custo total é de cerca de R$ 100 mil. De acordo com o empresário e membro da Câmara Técnica de Segurança, Willian Stein, a outra parte deve ser concretizada com doações do empresariado local. Em atenção à proposta, o presidente da Associação Empresarial de Gaspar (ACIG), Nelson Alexandre Bornhausen, que também participou da reunião, deixou agendado visitas para arrecadar fundos de entidades empresariais para a proposta. Já a vereadora Franciele Back, intermediadora do encontro, sugeriu que a discussão se estenda ao Executivo e Legislativo de Ilhota, pois os moradores da cidade vizinha também serão beneficiados com a ação.




VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |