| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Blumenau 169 anos


Na próxima segunda-feira, dia 2, Blumenau completa 169 anos de fundação. Uma trajetória de sucesso da principal cidade do Vale do Itajaí e uma das maiores e economicamente mais produtivas do Estado. Foi a partir da colônia fundada pelo Dr. Blumenau que a região se desenvolveu e ganhou projeção estadual, nacional e internacional. Parabéns ao povo de Blumenau!.

Homenagens

A Câmara Mirim homenageou na quarta-feira (28) estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Gaspar, por vencerem o Latin American Space Challenge na categoria payload. A competição internacional reuniu neste mês 25 equipes de cinco países em Tatuí-SP. O Grupo de Foguetes do IFSC lançou um minifoguete de alta potência com leveduras para avaliar o comportamento do experimento. Outra equipe reconhecida pelos mirins foi a de voleibol masculino da Escola Frei Godofredo. Os alunos trouxeram a medalha de bronze - terceiro lugar - pela 37ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina, que aconteceu em Curitibanos. O vereador Cícero Giovane Amaro (PSD) também foi homenageado pelos vereadores mirins.

Processos

A Justiça catarinense nunca julgou tantos processos como no ano passado. Foram proferidas 848,6 mil decisões em todas as esferas do Poder Judiciário de Santa Catarina em 2018. É o maior volume registrado na série histórica do Tribunal, conforme dados divulgados nesta semana pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Relatório Justiça em Números 2019. A produção recorde coloca o TJSC na vice-liderança entre os tribunais estaduais de médio porte que mais julgaram no ano passado, com um crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior. Só os julgamentos de 1º grau somaram 538.547 sentenças em 2018, uma marca inédita no Judiciário do Estado.

Terrenos baldios

Requerimento de autoria do vereador e presidente da Casa Legislativa, Ciro André Quintino (MDB), aborda a falta de limpeza e conservação de terrenos baldios em Gaspar. O parlamentar quer saber como está a aplicação das leis sobre o assunto na cidade, já que existem três sobre o assunto: limpeza de terrenos baldios, controle de pragas e Código de Posturas que trata, em um de seus artigos, sobre higiene e habitações. O requerimento, que será votado na próxima sessão, questiona a quem compete a fiscalização das atribuições previstas nas citadas leis; se existe uma metodologia e uma periodicidade para a fiscalização; como é feito o controle de pragas nos terrenos abandonados; se o município possui algum projeto em andamento para coibir o abandono de terrenos; e como a pessoa deve proceder caso esteja enfrentando um problema decorrente de um terreno baldio. 

Ouvidoria

De janeiro a agosto de 2019, a Ouvidoria da Prefeitura de Gaspar recebeu 92 manifestações de moradores. O setor, implantado nesta administração, atua como um canal de diálogo entre o cidadão e o órgão público, em que é possível apresentar manifestações, sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Para registrar uma manifestação, o usuário possui três opções, a primeira e principal delas, é através do canal oficial da ouvidoria que é feito pelo site e-Ouv, escolher qual a manifestação deseja fazer. Em seguida, basta escolher qual o órgão e o assunto que irá tratar e preencher o formulário com as informações solicitadas. As outras formas de atendimento são feitas pelo telefone ou pessoalmente, na Praça da Prefeitura Municipal de Gaspar. A área da Saúde tem um canal exclusivo ouvidoria.

Luto

O município de Ilhota está de luto com a morte nesta sexta-feira (30), de causa natural, do ex-prefeito Hércules Geraldo de Oliveira, de 76 anos. Ele foi uma das maiores lideranças políticas do município, com uma trajetória administrativa de grandes realizações públicas. Fundador do MDB ilhotense, Hercules se manteve fiel ao partido durante toda a sua longa vida pública. Ex-prefeito e ex-vereador, Hercules deixa esposa, filhos e netos. O velório acontece na capela mortuária municipal. O sepultamento será na tarde deste sábado em horário não informado até o fechamento da edição. Hercules era irmão do atual prefeito, Érico de Oliveira, o Dida.


VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |