| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Alba quer comércio aberto

O deputado estadual Ricardo Alba (PSL) está bastante preocupado com a situação do comércio de restaurantes, bares e similares. Ele apresentou moções de apelo, na Assembleia Legislativa, solicitando ao Governo do Estado a abertura imediata destes estabelecimentos, assim como das academias esportivas e afins. As moções buscam evitar a quebradeira das micro e pequenas empresas que representam a maioria dos empregos formais do estado e correspondem a mais de R$ 60 bilhões do PIB catarinense, segundo dados do Sebrae. "Voltar às atividades imediatamente é uma necessidade do micro empreendedor, ainda que com todos os cuidados que a Covid-19 exige", ressalta Alba, pois uma quebradeira das pequenas empresas pode representar um enorme prejuízo ao estado e aos seus cidadãos. As moções de apelo endereçadas ao governador do estado apresentam suas justificativas, entre eles o princípio da isonomia, visto que estabelecimentos semelhantes já tiveram seu funcionamento liberado, ainda que de forma restrita. 


Convocação

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta terça-feira, dia 14, a convocação dos secretários da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, e da Saúde, Helton de Souza Zeferino, para responderem questionamentos dos parlamentares na tarde desta quarta-feira (via online) sobre a instalação do hospital de campanha em Itajaí com 100 leitos. O requerimento para a sabatina é de autoria do deputado Milton Hobus (PSD), presidente da Comissão de Proteção Civil. "Todas as respostas (do Estado) até agora foram evasivas e o contrato precisa ser explicado melhor. Tecnicamente, estão jogando milhões de reais fora se compararmos com os valores de mercado. Não dá para admitir um contrato desse em menos de 24 horas", afirmou Hobus.


Teste de sanitização

A empresa multinacional Truly Nolen, especializada em sanitização em todo o mundo, realizou nesta terça-feira (14) duas demonstrações em Itajaí e Blumenau de uma tecnologia revolucionária no processo de sanitização ou descontaminação de espaços tridimensionais através da criação de uma solução de biocida de micropartículas. O equipamento cria e fornece névoa composta por uma solução de biocida fragmentada em bilhões de partículas com menos de um mícron. As partículas são de baixo peso, inércia e atração gravitacional, gerando 100% de contato com a superfície, permanecendo suspensas por longos períodos de tempo, garantindo 99,99% de eliminação dos organismos presente em um determinado ambiente como o coronavírus. A primeira demonstração foi no Centro Integrado de Saúde de Itajaí. No período da tarde, o teste aconteceu na 10º Batalhão da Polícia Militar, em Blumenau. 


Havan


Ao invés de demitir, a Havan, do empresário Hang, optou pela suspensão/arquivo jornal metas

Ele é de fato polêmico, mas também mostra muita preocupação com o futuro do Brasil e dos brasileiros. Luciano Hang, o CEO da Havan, saiu na frente e não demitiu como estão fazendo muitas empresas aqui em Santa Catarina e no Brasil, mas suspendeu os contratos de praticamente a metade dos seus mais de 22 mil colaboradores. A rede de Lojas Havan é uma das maiores empregadoras do comércio varejista do Brasil. Hang adotou essa política de suspensão dos contratos para preservar os empregos dos seus trabalhadores que, além dos dois meses com o complemento salarial do governo ainda terão outros dois de estabilidade."Estamos fazendo tudo que é possível para manter os empregos. É primordial que as empresas trabalhem nesse sentindo. Somente assim, conseguiremos atravessar esse período de dificuldades, mantendo os empregos e a renda dos colaboradores", afirmou Hang.


Ilhota sem nenhum caso

A Secretaria Municipal de Ilhota informou que vem adotando todos os procedimentos conforme orientações do Ministério da Saúde, baseado nas definições de casos operacionais e utilizando como medidas preventivas o isolamento de pacientes que apresentam quadro gripal e sintomas associados à gripe. Até o momento o município não apresentou casos de pacientes que enquadram-se como suspeitos de terem contraído a COVID-19. Desta forma não foram realizados nenhum exame em moradores do vizinho município. Atualmente, Ilhota apresenta 15 pacientes em monitoramento por apresentar quadro respiratório leve, o que não significa que estejam com a COVID-19. O monitoramento ocorre através de ligações telefônicas ou visitas domiciliares pela equipe de enfermagem e médica da Unidade de Saúde da localidade onde o paciente reside.



VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |