| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Adjori na Alesc


Foto: Muriici Balbinot/RCN/

O presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), José Roberto Deschamps, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde de terça-feira (17) para destacar a importância e a força dos jornais do interior do estado, impressos e digitais. O deputado Nilso Berlanda (PL), foi autor do requerimento encaminhado ao presidente da Casa, Júlio Garcia, que possibilitou à Adjori esta importante explanação, levando aos parlamentares catarinenses o quanto a mídia regional participa, influencia e colabora com o desenvolvimento e o crescimento do nosso estado. Berlanda, que além de deputado é proprietário da Rede de Lojas Berlanda, é um grande defensor dos jornais do interior, e destaca: "O que seria dos catarinenses sem os jornais do interior? O que realmente acontece no interior de Santa Catarina está nesses jornais", frisou destacando ainda que sabe da importância destes para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina.

Deschamps destacou que a Adjori/SC tem 38 anos de atuação e congrega 109 jornais impressos e mais seus portais de notícias. "Estamos presentes em praticamente todos os municípios catarinenses. São 220 mil exemplares, com mais de 1,5 milhão de leitores. Temos um portal de notícias, o RCN On-line, com mais de 500 mil visitantes únicos e 1,3 milhões de páginas vistas", afirmou. O presidente disse ainda que os jornais do interior impressos e digitais se mantêm fortes, por conhecerem profundamente a realidade de suas comunidades, que esses veículos têm produção de conteúdo próprio, sem depender do que é pautado nos grandes centros. Além disso, fizeram a transição para a internet, o que só aumentou sua credibilidade e abrangência. "Entregamos aos leitores informações de seu universo local e regional", disse. "Ainda há e haverá por longo tempo vida para o jornal impresso no interior. Uma grande distância nos separa da chamada grande imprensa. Somos nós quem pautamos o dia a dia dos municípios e das pessoas que lá vivem", disse o presidente.

O presidente da Adjori/SC destacou, ainda, a união com a Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina (ADI/SC), numa parceria que congrega 130 jornais catarinenses, com o compartilhamento de conteúdo na coluna "Pelo Estado", além de matérias jornalísticas.

Após a apresentação de Deshamps, nove parlamentares se manifestaram, para parabenizar a associação e também ressaltaram a relevância destes veículos de comunicação, impressos e digitais para a vida catarinenses. Além do deputado Berlanda (PL), propositor do requerimento, manifestaram-se o presidente da Casa, deputado Júlio Garcia (PSD), que também é grande defensor da Mídia Regional, os deputados Ivan Naatz (PV), Ismael dos Santos (PSD), Valdir Cobalchini (MDB), Milton Hobus (PSD), Laércio Schuster (PSB), Ricardo Alba (PSL) e Kennedy Nunes (PSD).


O valor da informação

Deschamps, Berlanda, Hélio e Jandival Ross (CDL Curitibanos) / Foto: Muriici Balbinot/RCN/

Por iniciativa também do deputado Nilso Berlanda (PL), o jornal A Semana, de Curitibanos, recebeu do parlamento uma moção de aplausos pela conquista do 20º Prêmio Adjori de Jornalismo - Troféu Pena de Ouro, realizado no mês de agosto, em Florianópolis. O premiadíssimo Jornal a Semana, teve o merecido reconhecimento pelo excelente trabalho, um jornalismo sério comprometido e profissional. Na mesma ocasião, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Curitibanos também recebeu homenagem.

O sócio-diretor do Jornal A Semana, Hélio Wesphal, disse que o deputado Nilso Berlanda foi muito feliz em fazer a indicação. "Nós, da imprensa do interior, temos o nosso valor local porque contamos a história local e da nossa comunidade e da região, nós vivemos o dia a dia de cada um dos nossos munícipes e são esses os fatos que interessam para que tenhamos um jornal forte, de qualidade e acima de tudo um reconhecimento. 


Moção de aplauso

Nelso Berlanda e o sócio-diretor do Jornal A Semana, Hélio Wesphal / Foto: Murici Balbinot/RCN/

O deputado Nilso Berlanda, autor da moção de aplausos ao Jornal A Semana, reconheceu, na tribuna, a importância da mídia regional e disse ser uma honra fazer uma homenagem a um jornal da sua região, ao CDL de Curitibanos e também à Adjori/SC, que faz um belo trabalho. "São mais de 100 jornais circulando e levando informação, inclusive as notícias da Alesc, para os quatro cantos de Santa Catarina. Portanto, parabéns aos jornais do interior, parabéns ao Jornal A Semana e também ao nosso CDL", destacou o parlamentar.


VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |