| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

A história se repete

29 Março 2019 19:43:00


Prefeitura terá que voltar a negociar com proprietários do terreno / Foto: Guilherme Spengler/

A liberação para realização de eventos na Arena Multiuso era para 2018. Para este ano, por enquanto, tudo em suspense. A prefeitura vai ter que negociar uma nova autorização com a família dona do terreno. Entre os eventos já agendados para acontecer no espaço estão o Rodeio do CTG Coração do Vale, em maio, e a ExpoGaspar, em julho, esta inclusive já com venda aberta de espaços para Multifeira.


Lançamento na ACIGFoto: Arquivo Jornal Metas

Na próxima quarta-feira (3) acontece o segundo lançamento do livro "Um olhar sobre fatos históricos", de autoria do ex-deputado Álvaro Correia, 85 anos, nascido em Gaspar e de família tradicional na cidade. O evento é de iniciativa do presidente da ACIG - Associação Empresarial de Gaspar, Nelson Bornhausen, e acontece a partir das 19h na sede da Associação. Seu Álvaro, nos seus "bem vividos 85 anos" marcou sua trajetória principalmente na carreira política, como vereador do município de Blumenau e deputado estadual. Atuou também como jornalista e radialista, atulamente se dedica ao trabalho de escritor.


Colombo faz palestra Foto: Divulgação

Coordenador da Fundação Espaço Democrático do PSD, o ex-governador catarinense, Raimundo Colombo, foi um dos palestrantes do encontro do partido na quinta (28) e sexta (29) em Aracaju, Sergipe. Ao lado do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e de outras lideranças nacionais e estaduais, Colombo fala sobre os princípios, valores e propostas do partido para o futuro do país. O ex-governador disse que o momento político do Brasil exige uma profunda reflexão. "Os partidos políticos têm grande responsabilidade e precisam agir para formar uma base intelectual, abrirem para o novo e para as novas tecnologias sem se descuidarem da valorização das pessoas", ressaltou o ex-governador. Há duas semanas, Colombo participou do encontro do PSD em Teresina, Piauí. 



Falta de vergonha na cara Foto: Arquivo Jornal Metas

É "o poste mijando no cachorro". O documento, protocolado no dia 21 de março na Vara Criminal de Gaspar, onde tramita o processo, quer imputar a motorista Thainara Schwartz a culpa pelo acidente, ocorrido na BR-470, próximo ao acesso ao bairro Belchior Baixo, em Gaspar, que matou duas jovens em fevereiro desde ano. O documento pede a absolvição sumária de Evânio Prestini, o motorista embriagado que dirigia o Jaguar. Um pedido desses da defesa beira as raias do ridículo e do absurdo, pra não se usar outros adjetivos. Querem simplesmente inverter a situação e colocar a culpa na condutora do Pálio. Ao ser submetido ao teste do bafômetro, ficou caracterizado que Evânio estava sob efeito de álcool (0,72mg de álcool por litro de ar) e somente isso já seria suficiente para torná-lo réu por homicídio. De acordo com testemunhas, Evânio teria perdido a direção do veículo e batido no Fiat Pálio em que viajavam cinco mulheres. Provas, portanto, não faltam da irresponsabilidade do motorista, inclusive um vídeo que circulou nas redes sociais e na imprensa mostram visivelmente como o motorista do Jaguar dirigia de forma perigosa. A Polícia Rodoviária Federal foi avisada, com tempo suficiente e poderia ter evitado a tragédia e nada fez. Agora nos resta confiar na justiça. Que a Justiça seja justa.


Inconstitucional Foto: Divulgação

O projeto do vereador Rui Deschamps, do PT, de destinar parte da arrecadação com as multas para o pronto-socorro do Hospital de Gaspar até que é interessante, mas não deve passar pela Comissão de Legislação, Justiça, Cidadania e Redação da Câmara de Vereadores. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro, pela Lei 9.503, que todo o valor arrecadado por meio de multas deve ser destinado à sinalização, à educação no trânsito, à engenharia de tráfego, ao policiamento, à fiscalização e a quantia de 5% do valor total deve ser empregada no Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito (Funset). No artigo 320 do CTB, é possível ver que toda a verba originada de multas deve obrigatoriamente voltar para o trânsito, sendo empregada, dessa forma, em pontos que buscam aumentar a segurança e cooperar para que uma infraestrutura básica seja oferecida aos condutores. O próprio prefeito, Kleber Wan-Dall, quando vereador, tentou que parte dos recursos arrecadados com as multas fosse aplicado na construção da nova sede da Delgacia de Polícia. Em São Paulo, o ex-prefeito Bruno Covas está sendo investigado por ter usado o dinheiro das multas na reforma do viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros no dia 18 de novembro do ano passado. 




VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |