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COLUNA
Por Letícia Rocha | jornal@jornalmetas.com.br

Temperos naturais

Em tempos de temperos prontos, cheios de química e sempre com o mesmo gosto, lembrar das muitas opções de ervas e condimentos naturais, por incrível que pareça, tornou-se pouco comum. Aliado a isso, o medo que as pessoas desenvolveram por temperos picantes ou mais fortes acaba afastando-as cada vez mais de sabores diversificados.

O consumo de temperos industrializados ainda é muito frequente e não traz nenhum benefício, além de ser prejudicial à saúde. Este tipo de produto contém glutamato monossódico, corantes, aromatizantes artificiais, excesso de sódio e em alguns casos até açúcar.

Existe uma variedade imensa de temperos que não só podem substituir parte do sal usado na comida, como conseguem realçar o seu sabor e aroma de forma saudável. Algumas opões de condimentos naturais possuem vitaminas importantes e até propriedades medicinais. Os mais indicados para serem usados na alimentação são: alho, cebola, salsinha, orégano, folha de louro, noz moscada, manjericão, alecrim, sálvia, tomilho, cheiro verde, cebolinha, coentro, estrela-de-anis, açafrão, curcumã.

Os temperos verdes apresentam um sabor leve, levam cor as preparações e são de fácil cultivo. Apresentam podem antioxidante, ou seja, proteção de compostos que podem causar algum dano.

Cebola e o alho além fornecer aroma e sabor aos alimentos, podem diminuir a pressão arterial e melhorar a microbiota intestinal atuando como um prebiótico (alimento para as bactérias boas do nosso intestino).

Já o açafrão tem um potencial bem interessante na imunidade quando consumido diariamente.

Mas atenção, para se beneficiar das propriedades destes temperos é ideal que consumidos frescos ou ervas secas e incluir ao final das preparações com exceção da cebola.

Com o tempo, você também pode apresentar os mais picantes e exóticos: pimenta-do-reino, pimenta-rosa, curry, páprica, chimichurri. Vá testando a aceitação da família.

Para facilitar a inclusão de temperos no dia a dia, a seguir a receita de um sal temperado:

Receita: 1 pacote de alecrim, 1 pacote de manjericão, 1 pacote de manjerona, 1 pacote de orégano, 1 xícara de chá de sálvia, 1 xícara de chá de sálvia, 1 pacote de cheiro verde, pimenta à gosto, açafrão à gosto e 1kg de sal comum.  Misturar em um liquidificador quanto ou no processador, colocar em um recipiente tampado e armazenar em um local fresco e seco.Pode ser feito com as ervas frescas, porém ele terá a consistência de uma pasta e deve ser mantido sobre refrigeração por até 30 dias. 

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