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COLUNA
Por Letícia Rocha | jornal@jornalmetas.com.br

Que tipo de peixe escolher?

Para muitas pessoas, o consumo de peixe é indispensável. Pensando nisso, hoje as dicas são para escolher opções que podem contribuir muito para nossa saúde. Muitas espécies de peixe têm altos índices de contaminação, principalmente por metais pesados como o mercúrio, que podem trazer muitos malefícios a nossa saúde.  

Apesar de muitos alimentos e produtos que consumimos apresentam algum grau de contaminação, é importante evitarmos sobrecarga desses componentes no nosso corpo.  

Uma dica muito interessante a ser levada em consideração é optar pelos peixes que tem escamas, esse tipo vive em cardumes com água limpa, alguns exemplos que podem ser escolhidos: 

1- Peixes de água salgada: namorado, pescada, robalo, sardinha, tainha, bacalhau, cavala, cavalinha, corvina, garoupa, linguado e merluza.

2- Peixes de água doce: dourado, tilápia, traíra, lambari, manjuba e truta.

Entretanto, os peixes de água doce devem ser a primeira opção de escolha, devido se alimentarem de folhas e frutos. Ainda, para auxiliar na escolha do tipo de peixe a ser consumido, prefira escolher os que tem uma vida mais curta/média, devido serem menos expostos a algum tipo de contaminante. Exemplo: sardinha, salmão selvagem, dourado, lambari, tilápia, tambaqui, traíra e truta.

Dentre os benefícios do consumo semanalmente, destaca-se a qualidade das suas proteínas, à presença de vitaminas (principalmente vitamina A) e minerais (cálcio, fosforo e ferro) e, principalmente, por ser fonte de ácidos graxos essenciais conhecido como ômega-3. O consumo desses lipídios é associado à redução do risco de doenças cardiovasculares e a funções importantes nas fases iniciais do desenvolvimento humano.




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