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COLUNA
Por Letícia Rocha | jornal@jornalmetas.com.br

Carboidrato à noite engorda?


Ah quem ache que o carboidrato é o que faz engordarmos, porém, precisamos esclarecer sobre este mito.

Carboidrato é um macronutriente que sua principal função é fornecer energia. Podemos encontrar nas frutas, arroz, macarrão, batatas, aipim e muitos outros alimentos. Este macronutriente pode trazer benefícios dentro das quantidades adequadas. O carboidrato só vai causar ganho de peso quando consumido acima do necessário, assim como as gorduras e até mesmo as proteínas, portanto, tudo pode engordar quando estiver acima do necessário e isso não se inclui exclusivamente no jantar. Afinal, o teor calórico do carboidrato no almoço é o mesmo do jantar. Vamos a um exemplo: 100 gramas de arroz integral ao meio dia têm 123 calorias, se você consumir a mesma quantidade a noite o saldo calórico não irá mudar. Sendo assim, o carboidrato dentro da quantidade planejada não será o vilão é preciso entender todo o contexto. Quando falamos de alimentação é preciso sempre levar em consideração a individualidade.

Para algumas pessoas é interessante diminuir o carboidrato e para outras pode trazer prejuízo a saúde. Para praticantes de atividade física que realizam suas atividades pela manhã e muitas vezes não tem hábito de se alimentar antes, o período noturno pode ser um bom momento para aumentar o estoque de "energia" e garantir um melhor desempenho no dia seguinte. Isso vai depender do objetivo, condições clínicas, doenças, hábitos alimentares e demais fatores.

Por isso, muito cuidado ao cortar o carboidrato achando que vai ser a solução. Equilíbrio é a chave para bons resultados!





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