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COLUNA
Por Letícia Rocha | jornal@jornalmetas.com.br

Alimentação e Estética

Muito comum associarmos a alimentação a ganho e perda de peso, porém, a alimentação e os alimentos podem fazer muito mais que isso. Quando pensamos em estética, pele, cabelos, celulite... um dos pontos primordiais para auxiliar é a alimentação! 

Vamos as dicas básicas que podem trazer grandes resultados:

Primeira dica é alimentos fontes de carotenoides como frutas e verduras, que vão auxiliar nas defesas da pele devido a agressão do sol. Além disso, a vitamina C encontrada nas frutas cítricas, o licopeno no tomate, selênio nas castanhas que tem a função antioxidante, ou seja, proteção.

Segunda dica é a se manter bem hidratado, consumo de água, água de coco, sucos naturais vão manter a pele bem hidratada e evitar ressecamento. Apesar da água ser um fator bem importante quando falamos de pele, o consumo de industrializados, frituras, doces em geral aumentam a produção de sebo deixando a pele mais oleosa e propensa a espinhas. Dessa forma a boa hidratação associado a hábitos alimentares mais saudáveis vão manter a pele bonita.

A terceira dica é para quem tem dúvidas quanto as tão temidas celulites, a causa específica do surgimento é multifatorial, entretanto, alguns cuidados podem ser realizados para amenizar o aparecimento. Um dos processos que mais facilita o aparecimento é o famoso efeito sanfona, portanto, manter hábitos saudáveis e manter o peso é um dos pontos chaves para evitar. Além de, reduzir industrializados, optar por uma alimentação mais natural baseada em frutas, verduras e legumes, consumo de gorduras boas como azeite de oliva e alguns tipos de chás como verde e hibiscos que podem melhorar a circulação e consequentemente a celulite.

Quarta dica é para os cabelos e unhas, alguns hábitos alimentares inadequados podem causar desequilíbrios hormonais contribuindo para o enfraquecimento e queda das unhas e cabelos. Para melhorar esses aspectos é muito importante manter uma alimentação equilibrada e evitar restrições, tanto as proteínas quanto o consumo de carboidratos são fundamentais para o fornecimento de nutrientes como as vitaminas do complexo B para estruturar os tecidos dos cabelos e das unhas. Quando restringimos algum macronutriente como o carboidrato por exemplo, podemos estar alterando nossos hormônios, dentre estes o cortisol (conhecido como hormônio do stress), podendo provocar uma queda de cabelo.

Última dica é a mais importante, todas as orientações podem auxiliar na melhora da saúde e estética, porém, muito cuidado ao consumir algo sem prescrição como alguns tipos de suplementos, somos seres únicos e tudo deve ser avaliado individualmente para quem, porque, quando e quanto tempo. Sendo assim, tenha cautela e aproveite os alimentos de forma equilibrada e saudável!


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