| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
QUARESMA

Vida é tema da Campanha da Fraternidade de 2020

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil faz a apresentação oficial nesta quarta-feira


Cartaz da CF 2020 retrata a Santa Dulce dos Pobres, o ?Anjo Bom da Bahia?, tendo como cenário o Pelourinho, em Salvador / Foto: Divulgação/

Um convite a olhar, de modo mais atento e detalhado, para a vida. Esta é a proposta da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, que será lançada oficialmente nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 26. A data marca também o início da Quaresma, que é o período de 40 dias que antecede a Páscoa. A cerimônia de abertura será às 10h, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Em Gaspar, o tema será apresentado à comunidade católica nas missas que serão celebradas às 8h e às 19h, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. A reflexão da CF 2020 será sobre o tema "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso", inspirada no lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10, 33-34). O texto, extraído da parábola do Bom Samaritano, do Evangelho de Lucas, encoraja as pessoas, a partir de Jesus Cristo, a servir com espírito de humanidade, cuidado e amor para com o próximo, sementes de fraternidade.

Conforme ressalta padre Patriky, secretário executivo de campanhas da CNBB, a perspectiva do cuidado para se viver a Campanha da Fraternidade deste ano engloba reflexões sobre conversão pessoal, renovação na família e ações em comunidade. "O que me faz parar? O que me tem feito parar? O que é capaz de interromper a minha rotina? O quê que desperta o meu coração, a minha vida para cuidar daquilo que está à beira do caminho?", sugere o padre. Ele lembra que a igreja, assim como a vida, são essencialmente samaritanas. "Por isso que o sentido da vida, diante da depressão, desse cenário todo que estamos vivendo, é a capacidade de cuidar", ressalta. Sendo assim, ao definir o tema, a presidência da CNBB pretende reforçar estes cuidados. "Queremos que a CF motive o fortalecimento do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade", defende.

O pároco da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, frei Paulo Moura, enaltece a importância do tema escolhido. Ele lembra que a CF é um modo de vivenciarmos a quaresma, que é um tempo de conversão. "E não podemos separar a conversão do serviço aos irmãos, à sociedade e ao planeta. A campanha deste ano nos convida a descobrir o significado mais profundo da vida, a olharmos de forma transversal as diversas realidades as quais estamos inseridos, seja na dimensão pessoal, comunitária e ecológica", diz. Frei Paulo também chama a atenção para a definição do cuidar. "Deus sempre cuida de todos nós. Então, olhando por este prisma, devemos cuidar uns dos outros, com carinho, com compaixão e com zelo, tendo sempre a certeza que somos todos irmãos", ensina.

Quaresma

A quaresma termina na Quinta-feira Santa, que antecede o Domingo de Páscoa (celebração da ressurreição de Jesus) que, neste ano, será celebrada no dia 12 de abril.    

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |