| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
DEVOÇÃO

Vai começar a Festa de São Pedro

Macarronada, nesta quarta-feira (26), abre oficialmente os festejos em honra ao padroeiro


Procissão luminosa, na noite de domingo (23), convidou oficialmente a comunidade para a festa / Foto: Paróquia São Pedro Apóstolo/

A partir da noite desta quarta-feira (26), Gaspar será novamente palco para a mais antiga e uma das maiores festas religiosas da região. Milhares de pessoas são esperadas para a 169ª edição da Festa de São Pedro Apóstolo, que será realizada até domingo (30) com muitas atrações para o público. O evento acontecerá no Salão Cristo Rei e também em parte da estrutura do Passeio São Miguel, que começou a ser construído há pouco mais de dois meses. Apesar da obra não estar concluída, o subsolo e o primeiro andar do prédio estarão disponíveis para os festejos.

"A festa de São Pedro é sempre muito especial e, neste ano, ela será também histórica, pois será a primeira vez que o evento será realizado na nova estrutura", ressalta o pároco, frei Paulo Moura. No subsolo será servido o churrasco e realizado o leilão do gado; o primeiro andar ficará reservado para as brincadeiras, como sacola surpresa e pescaria, e venda de guloseimas. Já os outros eventos, como a macarronada e o rodízio de sopas, bem como a comercialização dos sonhos e pastéis, continuarão a ser realizados na estrutura antiga do Cristo Rei.

A expectativa para a festa, segundo frei Paulo, é a melhor possível. "É um evento grandioso, aguardado com muita ansiedade no município. É uma tradição que reúne não somente os gasparenses, mas fiéis de várias cidades da região", afirma. Para reforçar o convite para festa, na noite de domingo (23) aconteceu a tradicional procissão luminosa pelo Centro de Gaspar, com a participação dos festeiros e voluntários. Na segunda-feira (24), as equipes começaram os preparativos no local do evento, que começou a ser planejado já no início do ano. "A festa envolve todas as comunidades pertencentes à paróquia, todos se unem para fazermos uma grande festa", afirma o pároco. Neste ano, são cerca de 400 voluntários e 130 festeiros.

Religiosidade

Apesar da Festa de São Pedro ter os festejos populares e a gastronomia muito fortes, frei Paulo lembra que o objetivo principal do evento é homenagear o padroeiro e reforçar a fé cristã - por isso a programação religiosa é bastante extensa. "Este ano, o bispo diocesano Dom Rafael Biernaski é quem será o pregador do Tríduo, que terá início na quinta-feira. Será ele também quem irá presidir, na manhã de domingo, a Missa Solene do padroeiro", afirma.

Todos os anos são escolhidos um tema e um lema para o evento e, nesta edição, eles foram definidos como "A exemplo de São Pedro, arautos da Paz e do Bem", e "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça", respectivamente. "Vivemos hoje tempos tão violentos e sabemos que não há paz sem justiça. O tema foi escolhido levando este aspecto em consideração e também em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade", afirma frei Paulo.

Além da presença do bispo diocesano, a programação religiosa da Festa de São Pedro Apóstolo também contará com a participação do padre blumenauense João Bachmann, que irá presidir a Missa dos Enfermos, da Cura e da Saúde. A celebração acontece na quinta-feira (27), a partir das 16h, na Igreja Matriz.  

Gastronomia


Centenas de voluntários são envolvidos nos preparativos / Foto: Kássia Dalmagro - Jornal Metas/


A gastronomia é, sem dúvida, um dos destaques da festa de São Pedro. Tudo é preparado, com carinho, pelos voluntários - talvez este seja o segredo de tanto sucesso. Afinal, quem não espera a Festa de São Pedro para comer o pastel, o sonho, o cachorro-quente...? E, para fazer todas estas delícias, centenas de voluntários são envolvidos. Pessoas como a moradora do bairro Margem Esquerda, Terezinha Figueiredo, que ajuda na festa há 27 anos. "É bom, é gostoso contribuir", diz a voluntária que sempre ajuda na confecção do macarrão. Além da venda dos alimentos, a tradicional macarronada, que acontece na noite desta quarta-feira (26), e o rodízio de sopas, marcado para quinta-feira (27), também reúnem um grande público. Para se ter uma ideia, os voluntários utilizaram 40 quilos de farinha para preparar o macarrão. A cada edição da festa são vendidos, em média, 18 mil pastéis, 10 mil sonhos e quase oito mil cachorros-quentes, além das cucas, pães e bolos. 


Programação religiosa (Igreja Matriz São Pedro Apóstolo)

Quarta-feira (26)

19h - Novena Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

Quinta-feira (27) - 1º Dia do Tríduo

16h - Missa dos Enfermos, da Cura e da Saúde, presidida pela padre João Bachmann;

19h - Missa com o tema "Fazer a vontade do Pai", presidida pelo bispo diocesano Dom Rafael Biernaski. 

Sexta-feira (28) - 2º Dia do Tríduo

19h - Missa com o tema "Resgatar a dignidade dos filhos de Deus", presidida pelo bispo diocesano Dom Rafael Biernaski.

Sábado (29) - 3º Dia do Tríduo

15h - Missa da Catequese Paroquial, presidida pelo bispo diocesano Dom Rafael Biernaski.

19h - Missa com o tema "Edificar a Igreja", presidida pelo bispo diocesano Dom Rafael Biernaski.  

Domingo (30) - Solenidade São Pedro e São Paulo

7h - Procissão pelo rio Itajaí-Açú saindo do Porto de Areia Deschamps, no bairro Poço Grande (quem quiser participar, basta ir até o local com meia hora de antecedência pois haverá embarcações e coletes salva-vidas disponíveis);

9h30min - Missa Solene do Padroeiro, presidida pelo bispo diocesano Dom Rafael Biernaski e com a presença dos festeiros; 

19h - Missa presidida pelo padre Carlos Ignácia.


Festejos Populares 

Quarta-feira (26)

18h30min - Tradicional Macarronada.

Quinta-feira (27)

18h30min - Rodízio de Sopas e venda de churrasco, pastel, bolo, cuca, pão, sonho, pinhão, quentão e cachorro-quente. Também haverá as tradicionais brincadeiras, como porquinho da índia, roda dos festeiros, roda dos brinquedos, sacola surpresa, pescaria, bazar das bordadeiras.

Sexta-feira (28)

20h - Venda de churrasco, pastel, bolo, cuca, pão, sonho, pinhão, quentão e cachorro-quente. Também haverá as tradicionais brincadeiras, como porquinho da índia, roda dos festeiros, roda dos brinquedos, sacola surpresa, pescaria, bazar das bordadeiras.

Sábado (29)

10h30min - Venda de churrasco, pastel, bolo, cuca, pão, sonho, pinhão, quentão e cachorro-quente;

20h - Venda de churrasco, pastel, bolo, cuca, pão, sonho, pinhão, quentão e cachorro-quente. Também haverá as tradicionais brincadeiras, como porquinho da índia, roda dos festeiros, roda dos brinquedos, sacola surpresa, pescaria, bazar das bordadeiras.  

Domingo (30)

Durante o dia buffet e venda de churrasco, pastel, bolo, cuca, pão, sonho, pinhão, quentão e cachorro-quente. Também haverá as tradicionais brincadeiras, como porquinho da índia, roda dos festeiros, roda dos brinquedos, sacola surpresa, pescaria, bazar das bordadeiras.



LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |