| ASSINE | ANUNCIE

CURSO SUPERIOR

Universidades de EAD desembarcam em Gaspar

11 Agosto 2017 19:42:52

Unicesumar e Uniasselvi se preparam para inaugurar polos de Ensino a Distância no município

Redação Jornal Metas - jornal@jornalmetas.com.br

IMG_6554.jpg

Se o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) já foi um dos maiores investimentos em educação e profissionalização em Gaspar, em meados da década passada, agora chegou a vez das universidades de Ensino a Distância (EAD) escolherem o município para expandirem suas atividades. E duas delas se preparam para desembarcar em Gaspar ainda neste semestre. Classificada pelo Ministério da Educação (MEC) entre as 100 melhores universidades do país, a Unicesumar começa oficialmente suas atividades no mês de outubro. O endereço será no começo da Rua Prefeito Leopoldo Schramm, numa área de 900 m², onde vão acontecer os encontros presenciais. Segundo o proprietário e diretor dos polos de Blumenau e Jaraguá do Sul, Adriano Albano, serão ofertados aos gasparenses, a partir de fevereiro de 2018, 45 cursos de graduação e 85 de pós-graduação, além dos chamados Cursos Livres, uma nova modalidade de ensino, em que a Unicesumar é pioneira, que é a especialização em uma tema específico dentro de uma disciplina. 

Albano explica que a vinda para Gaspar foi quase uma exigência do mercado, já que o polo de Blumenau possui hoje cerca de 10% dos seus mais de três mil alunos residindo em Gaspar. “Havia um pedido dos estudantes para que tivéssemos um polo também em Gaspar. Além disso, verificamos que o município é um dos que mais cresce aqui na região e o mercado de trabalho está a exigir profissionais com especialização”, explica. A Unicesumar também mantém, desde fevereiro deste ano, um convênio de estágio com a Prefeitura de Gaspar. “Fomos muito bem acolhidos pela atual administração”, afirma o diretor.           

Atualmente, a instituição conta com 15 unidades em solo catarinense, mas até o final de 2017 mais 15 novos polos, além de Gaspar, serão inaugurados nas cidades de Indaial, Rio do Sul, Navegantes, São João Batista, Tijucas, São Francisco do Sul, Itapema, Camboriú, Florianópolis (segunda unidade na cidade), Biguaçu, Videira, Caçador, Canoinhas, Mafra e Curitibanos.

O pró-reitor de Ensino a Distância (EAD) da Unicesumar, William de Matos Silva, diz que a programação de inaugurações para esse ano era de 50 novos polos e atingir a meta dos 500 somente em 2020. “Recebemos autorização para 150, três vezes mais. Como o grupo está bem capitalizado, temos condições de acelerar esses investimentos e fazer em cinco meses o que seria feito em 18. Para nós, esta é uma grande oportunidade, pois a demanda por novos polos é crescente em todos os Estados brasileiros”, revela.

A Unicesumar, que iniciou suas atividades em 2006, fechou o mês de julho de 2017 com 152 polos, 90 mil alunos, 3 mil colaboradores e presença em todos os estados brasileiros - em Santa Catarina, a universidade está desde 2011. Até março do próximo ano, serão 350 polos e 120 mil alunos. “Para nós, a autorização do MEC para a abertura de 150 novos polos em seis meses foi mais um reconhecimento da qualidade do nosso ensino e da estrutura organizacional e pedagógica que colocamos à disposição dos nossos alunos. Só podemos dobrar de tamanho em tão pouco tempo porque o Índice Geral de Cursos da nossa instituição é 4 e porque somos um grupo educacional sólido”, destaca o pró-reitor de EAD.

Uniasselvi

IMG_6559.jpg

Outra universidade que está estruturando um polo de educação a distância no município é a Uniasselvi, que atualmente oferece aos estudantes 47 opções de cursos, com mensalidades a partir de R$159,00. Segundo o diretor-executivo de unidades, Ivan Carlos Hort, o polo gasparense terá seu primeiro processo seletivo ainda neste mês, nos dias 18 e 19. Ele explica que a iniciativa partiu da própria instituição de ensino superior.

“Percebemos a dificuldade no deslocamento dos acadêmicos para Blumenau. ter um polo em Gaspar é o meio facilitador para o aluno que reside na cidade e proximidades. Acreditamos muito no potencial de Gaspar e queremos dar esta nova opção à população”, ressalta. A unidade da Uniasselvi ficará na rua Arnoldo Schramm, nº210, na entrada do bairro Gasparinho, nas antigas instalações da Decoração Spengler.

“Nosso objetivo é alcançar três mil alunos nos próximos dois anos. Serão três mil vidas sendo transformadas, três mil pessoas construindo sua própria história”. enfatiza o diretor.  Ele explica que as aulas da EAD são semipresenciais - uma vez por semana os encontros são realizados com tutor em sala e material didático 100% gratuito.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620