| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
OUTUBRO ROSA

Um mês todo dedicado à prevenção ao câncer

Prefeitura e Rede Feminina de Combate ao Câncer vão realizar diversas ações


Tradicional caminhada tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a causa / Foto: Divulgação/

Levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelou que o Brasil somará cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama neste ano, número que corresponde a 28% de todos os diagnósticos da doença registrados no país - o que faz dele o tumor mais incidente entre as mulheres depois do câncer de pele-não melanoma. Os números reforçam a importância do "Outubro Rosa" - campanha mundial de prevenção à doença. Gaspar, todos os anos, também adere à causa. Parte das ações promovidas no município são organizadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de se fazer a mamografia.

"O primeiro e principal passo para combatermos a doença é o conhecimento. Temos que maximizar a exposição das informações para que cada vez mais a população esteja consciente da necessidade da realização do exame", ressalta o oncologista Bruno Ferrari. A opinião do médico é endossada por um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) que aponta que uma em cada 12 mulheres receberá o diagnóstico de um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. E a importância das medidas voltadas à conscientização sobre o este tipo câncer ainda é justificada por mais um dado: as chances de cura chegam a 95% dos casos quando o tumor é detectado no início.

Para alertar a sociedade, durante a campanha as voluntárias de rosa intensificam as ações com palestras gratuitas em escolas, empresas, ingrejas e demais estabelecimentos. O cronograma para este mês de outubro ainda não está fechado e quem tiver interesse em receber a palestra deve entrar em contato com a entidade, pelo telefone 3332 0699. A Rede Feminina também está comercializando camisetas da campanha e convida a comunidade a participar da tradicional caminhada, marcada para a manhã do dia 27 de outubro.

Unidades de saúde 

A secretaria de Saúde de Gaspar também aderiu ao movimento e está com programação e atendimento especiais em algumas unidades de saúde do município. Neste sábado (5), as unidades doBelchior, Margem Esquerda, Margem Esquerda II, Centro, Barracão, Santa Terezinha, Poço Grande, Bela Vista, Jardim Primavera, Figueira, Sete de Setembro, Coloninha e Vereador José Bonetti, no Gasparinho, estarão abertas das 8h às 15h para a realização de exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero. No dia 19 de outubro, os exames poderão ser feitos nas unidades dos bairros Belchior, Margem Esquerda, Barracão, Santa Terezinha, Sete de Setembro e Coloninha. A unidade do Gaspar Grande irá realizar os exames todas as terças-feiras do mês, das 16h às 19h.



LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |