| ASSINE | ANUNCIE

720x90.gif

EXPERIÊNCIA

Um dia no quartel dos bombeiros

12 Fevereiro 2018 17:30:00

A adolescente Júlia do Nascimento vivenciou a rotina dos socorristas

Kássia Dalmagro


Fotos B5-4/1/3BBm-Gaspar/Divulgação/

O pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar recebeu, no domingo (11), uma visita especial. A adolescente Júlia Margarida do Nascimento, de 14 anos, teve a oportunidade de vivenciar a rotina dos socorristas após um sorteio na rede social Instagram. Ela participou do "Dia de Bombeiro" acompanhada do avô, Aurino Weiss, e ficou no quartel, localizado no bairro Sete de Setembro, das 8h às 20h. As horas, porém, passaram rapidamente para a adolescente. Assim que chegou ao local, Júlia participou da passagem de serviço entre as guarnições e conferência das viaturas - procedimentos padrões feitos todos os dias no pelotão. "Eu adorei a experiência pois tive a chance de aprender muitas coisas", comemora empolgada.

Esta não foi a primeira vez que a adolescente teve um contato mais próximo com os bombeiros. No ano passado, quando estudava na Escola Dolores Krauss, Júlia foi uma das alunas do "Cidadão Consciente - Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas" e foi a participação no projeto que a motivou a participar do sorteio. "Quando eu participei do projeto já tinha achado bem legal as atividades e quando vi a postagem dos bombeiros no Instagram resolvi participar. Fiquei muito feliz quando soube que eu havia sido a sorteada", diz.

Fotos B5-4/1/3BBm-Gaspar/Divulgação/

Durante sua "estadia" no pelotão, a adolescente recebeu instrução de nós e amarrações, combate a incêndio e noções de como utilizar os sistemas preventivos, como saídas de emergências e extintores. Ela também ajudou a preparar o almoço, a exemplo do que fazem os bombeiros que estão de serviço. Mas o que mais empolgou Júlia foi participar dos atendimentos a ocorrências fora do quartel - foram quatro ao total. A adolescente acompanhou o socorro a um motociclista e a um cilcista, que sofreram quedas, viu os bombeiros socorrerem um homem que caiu do telhado e a salvarem um gato, que ficou preso em uma rede fluvial. "O que também me chamou bastante a atenção foi o jeito dos bombeiros, eles parecem uma família", ressalta.

A visita encerrou com o tradicional "banho de água". "Eles me receberam muito bem e foram muito atenciosos do início ao fim da visita. Sou muito grata a todos eles pela recepção".


Fotos B5-4/1/3BBm-Gaspar/Divulgação/



Aproximação

A ideia do "Dia de Bombeiro", conforme explica o soldado Valmir, surgiu para comemorar a marca de 500 seguidores do pelotão gasparense no Instagram e teve a participação de mais de 600 pessoas no sorteio. "Além disso, foi uma forma de aproximarmos ainda mais o pelotão da comunidade. Nossa ideia é ter contato com a comunidade em geral e não somente com aqueles que recebem nosso atendimento, tendo como foco a prevenção", explica o soldado. No Instagram do Corpo de Bombeiros de Gaspar - cbmgaspar - não são divulgadas as ocorrências, como acidentes, mas imagens acompanhadas de pequenos textos informativos e com dicas à população. "Pela rede social, fazemos nossa promoção institucional e também orientamos os seguidores", afirma.  

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620