| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
ROTA DAS ÁGUAS

Temporada será atípica nos parques aquáticos

Ainda com restrições, parques aquáticos tem capacidade de ocupação reduzida a 60%


A estação mais quente do ano se aproxima e os parques aquáticos de Gaspar se preparam para receber os visitantes. A temporada 2020/2021 será diferente. A começar pela uso da máscara no rosto, do álcool em gel e do distanciamento, que serão obrigatórios a quem frequentar um dos oitos parques aquáticos que formam o Rota das Águas, na região do distrito do Belchior e Arraial D' Ouro.

Os protocolos de segurança previsto na Portaria SES n° 705/2020, emitida pelo Governo do Estado, já foram adotados pelos parques aquáticos. Por isso, não teremos aquelas tradicionais aglomerações de pessoas, principalmente nos finais de semana. A capacidade de ocupação segue a matriz de risco, que é atualizada pelo Governo do Estado uma vez por semana. Neste momento, os parques devem funcionar com a sua capacidade de público reduzida em 60%. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, o Departamento de Fiscalização e a Defesa Civil são responsáveis por orientar o cumprimento das regras. Segundo o Center of Disease Control and Preventions (CDC), órgão dos Estados Unidos, não há evidências de que o vírus que causa a Covid-19 possa ser transmitido às pessoas através da água em piscinas, banheiras de hidromassagem, spas ou áreas de recreação aquática. A operação e manutenção adequada dessas instalações (incluindo desinfecção com cloro e bromo) inativa o vírus na água.

Durante a temporada Gaspar costuma receber cerca de 300 mil turistas, que se deslocam por Santa Catarina e também de outros estados e de países do Mercosul. O turista que vem à Gaspar encontra diversas opções de lazer, e o Rota das Águas está entre os mais procurados. Em qualquer um dos parques é possível desfrutar das piscinas com água cristalina - uma delas hidromineral - e tobogãs. Além das atrações que tem origem na água, o visitante tem contato com a riqueza natural da região, representada por uma diversificada fauna e flora. Recanto Arraial, Cascata Berlim e Saltinho Bem Bem são opções de parques no Arraial D'Oro, enquanto no Distrito Belchior estão os parques Petry, Recanto Verde, Recanto do Belchior, Cascata Carolina e Cascanéia, estes dois últimos os maiores da região.

Outra atração do Belchior e Arraial D'Ouro é a gastronomia, que possui atrativos como a Rota da Linguiça, cervejarias e pesqueiros.

O Ministério do Turismo determina uma série de protocolos específicos a serem adotados pelos parques aquáticos. Garantir, por exemplo, que as piscinas convencionais utilizem um sistema adequado de filtragem, bem como operação com nível de ocupação abaixo de sua capacidade máxima permitida e garantir um nível de cloro igual ou superior a 0,8 a 3 mg/litro e PH entre 7,2 a 7,8 em cada piscina. O monitoramento é realizado a cada quatro horas.


Os estabelecimentos

Cascanéia : maior parque aquático de Santa Catarina, com mais de 100.000 m². Rua José Patrocínio dos Santos, 2.355 - Belchior Central. Contato: (47) 3397-8500.

Cascata Berlim: um dos mais antigos parques aquáticos do Rota das Águas. Ótimo para um refrescante banho. Rua José Patrocínio dos Santos, s/nº - Arraial d'Ouro. Contato: (47) 99991-4898.

Cascata Carolina: o primeiro parque aquático de Gaspar. É repleto de atrações, como trilhas e tobogãs. Oferece restaurante e lanchonete e diversas piscinas. Estrada Carolina, 600 /Belchior Alto. Fone: (47) 3397-8000

Petry : situado no roteiro turístico Rota das Águas, o parque dispõe de uma estrutura de piscinas e restaurante em anexo.Rua Artur Mette, 700 - Belchior Alto. Contato: (47) 3397-8328.

Recanto Arraial : um lugar tranqüilo em meio à natureza viva e brilhante. Rua João Sabel, 6.205 - Arraial Alto. Fone: (47) 98478-0355.

Recanto Belchior : oferece piscinas, tobogãs, churrasqueiras individuais e lanchonete.Rua Bonifácio Carlos Deschamps, 5000 - Belchior Baixo. Fone: (47) 3397-2578.

Recanto Verde : outro belo parque no Rota das Águas. Como o próprio nome diz, um recanto entre o verde das matas e as águas cristalinas.Rua José Schmitt Sobrinho, 2.700 - Belchior Alto. Fone: (47) 3397-8304.

Cascata Bem Bem : um dos mais belos riachos da Rota das Águas. O local dispõe de quiosques para churrascos.Rua José Estefano dos Santos, 805 - Arraial Baixo Fone: (47) 99205-2072.



LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |