| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
DEBATE

Resgatar o civismo pode devolver a confiança?

Para muitos, esse é o caminho para tornar o país melhor para todos os brasileiros


Existe uma tentativa de se resgatar o civismo no Brasil / Foto: Divulgação/

De uns tempos pra cá, e não por coincidência, a palavra civismo tem sido pronunciada com mais frequência. O atual governo federal tem hasteado essa bandeira, pregando o resgate do amor dos brasileiros por sua pátria, o que pode contribuir para o fortalecimento dos poderes legislativo, executivo e judiciário. E como neste 7 de setembro comemora-se o Dia da Independência, vem a oportunidade de se tratar do tema que segue na onda.

Primeiro é preciso separar civismo, patriotismo e militarismo. O civismo são atitudes e comportamentos que no dia a dia manifestam os cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como os deveres fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mais especificamente, o civismo consiste no respeito aos valores, às instituições e às práticas especificamente políticas de um país. Dessa forma, o civismo é uma questão de cultura política e de filosofia política.

Já o patriotismo, do grego patriótes (patrício), é o sentimento de orgulho, amor, e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, vultos históricos, riquezas naturais, e patrimônio material e imaterial). É razão do amor dos que querem servir ao seu país e ser solidário com os seus compatriotas. O militarismo, por sua vez, é uma ideologia favorável à preponderância do elemento militar na vida política e administrativa de uma nação. O Brasil viveu sob o regime - ou ditadura - durante 21 anos (1964 a 1985). "É importante ressaltar que patriotismo não é militarismo. Ser patriota é ter amor e respeito à pátria, são nossas ações enquanto cidadãos. É perceber que o que importa é aquilo que nós fizemos aqui e não somente lá em Brasília. É como nos comportamos dentro de casa, no espaço escolar, no meio social ao qual estamos inseridos, no trabalho, e nossa visão democrática diante dos direitos e deveres", ressalta a secretária de Educação de Gaspar, Zilma Benevenutti. Ela explica que neste ano as escolas foram incentivadas, por meio da "Semana da Pátria", a resgatar o patriotismo e o civismo junto aos alunos, com a realização de sessões cívicas. "Precisamos viver a Independência do Brasil as nossas mãos, aos nossos modos nos dias de hoje.

A escola tem esse compromisso social de fazer com que os alunos se sintam brasileiros e comprometidos com a histório do seu País. Neste momento, nós somos produtos da história, mas também somos atores. E esse é o momento de mostrarmos nossa ação", defende.

Desfile

Para a secretária, este é o caminho para tornar o País melhor. "É necessário lembrar de toda a história, de como se deu a Independência e como fizeram naquele tempo. Mas também devemos refletir sobre o que podemos fazer hoje para que a nossa pátria se torne cada vez mais autônoma, mais independente, com a nossa identidade, com a identidade do povo. Os que passaram por aqui antigamente fizeram sua parte; e hoje, o que estamos fazendo para que tenhamos mais amor, respeito e conhecimento de nossa pátria?", provoca.

A secretária aproveita o momento para convidar os gasparenses a prestigiarem o Desfile de Sete de Setembro, que será realizado neste sábado (7), às 8h30min. O evento será na rua Coronel Aristiliano Ramos, com início na Sociedade Alvorada e término na rua São Pedro. O cancelamento devido à chuva será decidido uma hora antes do início previsto. A atividade contará com a participação das escolas, Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e universidades. Além delas, a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, estarão presentes. 


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |