| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
EMOÇÃO

Quartel dos Bombeiros de Gaspar recebe o nome do soldado Valls

11 Junho 2019 16:06:00

Nomeação é uma homenagem ao bombeiro militar que morreu em um acidente de trânsito quando se deslocava para uma ocorrência


Mãe do soldado Valls (esq.) e a noiva dele na época, Sara Funke, participaram da cerimônia / Foto: Kássia Dalmagro - Jornal Metas/

O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar chama-se agora, oficialmente, Soldado Bombeiro Militar Maurício da Silva Valls. O ato de nomeação foi realizado na tarde de terça-feira (11), em uma cerimônia marcada pela emoção, e foi uma homenagem do Estado ao bombeiro militar, que morreu em setembro de 2014, quando se deslocava para uma ocorrência. O Projeto de Lei, de autoria do deputado Luiz Fernando Vampiro, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). "Esta é uma homenagem muito significativa, principalmente para os familiares do soldado Valls e para todos nós, bombeiros. Todos os dias, sabemos que estamos sujeitos aos riscos e nem por isso deixamos de fazer o nosso trabalho, muito pelo contrário. Pensamos muito mais nos outros do que em nossa própria vida. Uma homenagem como esta só nos motiva ainda mais", ressalta o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar, tenente Douglas Machado. 

O bombeiro militar soldado Henrique Barreiros, 33 anos, era um dos socorristas que estavam com Valls na ambulância no dia do acidente. Ele lembra de apenas alguns flashs da colisão mas de uma coisa tem certeza: a homenagem ao soldado é mais do que justa. "É um reconhecimento muito merecido, tanto pela pessoa quanto pelo profissional que o Valls foi. Não tenho dúvidas de que este sentimento é o mesmo para todos do quartel de Gaspar", disse. O soldado Barreiros segue na profissão de salvar vidas. "Continuo ainda mais forte, mas com a tristeza de ter perdido um companheiro", emociona-se.

A noiva do soldado Valls na época, Sara Camila Funke, e a mãe do soldado, Bernadete Terezinha da Silva, estiveram presentes na cerimônia. Muito emocionada, Bernadete - que veio do Rio Grande do Sul especialmente para a solenidade- falou sobre a homenagem. "Primeiro, eu gostaria de agradecer a forma como o Maurício foi acolhido em Gaspar. Todo este carinho, ele retribuiu com os melhores sorrisos e com o grande amor dele à profissão que exercia. Hoje o meu sentimento é de eterna gratidão", disse entre lágrimas. Bastante emocionada, Bernadete não teve como não recordar do filho ao chegar no quartel de Gaspar. "Esta vivência, este local... trazem muitas lembranças boas e bonitas mas também trazem muita saudade. Sou grata por este reconhecimento pois sei que não é algo comum".

O acidente

O acidente que vitimou o bombeiro Valls aconteceu no dia 11 de setembro de 2014, na BR-470, em Gaspar. Era ele quem conduzia a ambulância do Corpo de Bombeiros, que se deslocava para atender uma ocorrência no Arraial D'Ouro. Porém, Valls passou do local do chamado e, ao tentar entrar na pista para retornar, a ambulância foi atingida por uma carreta. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Santa Isabel, em Blumenau, mas teve a morte encefálica confirmada. Como era doador de órgão, mesmo após sua morte, continuo salvando vidas. Valls era natural de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul (RS), e formou-se Bombeiro Militar de Santa Catarina em 2012, quando passou a integrar a equipe de Gaspar.


Soldado Valls faleceu aos 25 anos / Foto: Arquivo Jornal Metas /





LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |