| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
INOVAÇÃO

Projeto Saúde promove inclusão

Estudantes da Educação Especial trabalharam o tema em um ambiente totalmente novo: o virtual

Alexandre Melo - jornal@jornalmetas.com.br


Fotos: Divulgação/

Em tempos de pandemia, a educação precisou se reinventar para não deixar os estudantes sem conteúdo. A internet se transformou na principal ferramenta de aprendizagem. Em Gaspar, as professoras de Educação Especial da Escola Municipal Ferandino Dagnoni, Josiani Calefi, Josiane Berner e Vanderléia Aguiar aproveitaram o assunto do momento para trabalhar como seus alunos, de maneira bastante lúdica, a prevenção ao novo coronavírus.

O "Projeto Saúde" ganhou vida bem antes de se falar em pandemia. Em fevereiro, quando os professores discutem e planejam o conteúdo curricular, o tema saúde foi unanimidade. A diretora da escola, Simara Nicoletti Maraschi, explica que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece Temas Contemporâneos Transversais a serem desenvolvidos. "Na primeira reunião do ano, no dia 3 de fevereiro, todos os funcionários decidiram por este tema (saúde)".

No entanto, antes que o projeto saísse da sua forma original veio a pandemia, isolamento social e aulas suspensas. A partir daí houve a necessidade de reestruturar a temática e de adaptar o conteúdo ao ambiente virtual. "Passamos a pensar o projeto dentro dessas barreiras e articulado ao conteúdo pedagógico", descreve a professora Josiani Calefi. O primeiro passo, segundo ela, foi saber se todas as famílias dos onze alunos da educação especial tinham acesso à internet. "Precisávamos estar dentro do ambiente mais real possível", justifica a professora. Outro fator fundamental foi a aceitação das famílias ao projeto, pois em razão do distanciamento pais e responsáveis passaram a ser fundamentais na motivação e condução da proposta pedagógica.

Superada essa primeira fase, as professoras visitaram os alunos para a entrega da cartilha e repassar orientações com relação ao uso da plataforma online "Google em Sala de Aula", disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação. "Foram visitas rápidas, com segurança e evitando o contato", conta Josiani.

Finalizado o projeto na última semana de maio, as professoras e direção da Ferandino Dagnoni comemoram os resultados positivos da iniciativa. "Conseguimos atingir o objetivo que foi orientar e envolver alunos e familiares na prevenção ao novo coronavírus, ao mesmo tempo em que promovemos a inclusão", avalia Josiani. Ela comentou ainda da dificuldade de um estudante com autismo - a maioria do grupo.

"A pessoa com este tipo de transtorno tem uma rotina que não pode ser interrompida, e o isolamento social provocou essa quebra, os pais estão enfrentando dificuldades, daí porque o nosso contato, mesmo por vídeo ou áudio, precisa ser quase diário", revela.

O Projeto

O Projeto Saúde teve duração de quase dois meses - 6 de abril a 29 de maio. A proposta principal foi a prevenção à COVID-19: higienização correta das mãos, uso de álcool em gel, distanciamento e alimentação equilibrada. O tema foi aplicado a diversas ferramentas do ensino, como a da leitura por meio do acesso ao conteúdo disponível sobre a doença na internet, Os estudantes e familiares também assistiram a vídeos sobre o novo coronavírus e de hábitos de alimentação saudáveis, sendo inclusive desafiados a prepararem um cardápio da sua preferência.

Desenhos e jogos educativos completaram o conteúdo lúdico do projeto. Na última semana de trabalho, eles ainda escreveram uma "cartinha" ou gravaram um vídeo para ser entregue a uma pessoa que estivessem com saudades. Na mensagem, o pedido para que ficassem em casa como prevenção ao vírus. A professora Josiani revela que outras escolas da rede municipal de ensino de Gaspar se interessaram pelo Projeto Saúde da Ferandino Dagnoni. O sucesso da iniciativa também fez as professoras trabalharem uma nova temática que vai iniciar em breve: "O Corpo e Movimento", cujo objetivo é ampliar o leque de brincadeiras, desenvolver a consciência corporal e explorar a motricidade final e ampla.


Fotos: Divulgação/



LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |