| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
DECISÃO

Prefeitura recua e Plano Viário será por etapas

13 Março 2018 17:38:41

Após muita polêmica, administração decidiu executar por partes as mudanças na região central

Dimas Freitas - jornalismo1@jornalmetas.com.br
IMG_6674.jpg
Foto: Arquivo Jornal Metas
Mudanças pretendem diminuir os constantes congestionamentos

Não é de hoje que o trânsito na região central de Gaspar vem causando transtornos para moradores e motoristas que cruzam o município. Buscando uma solução para o problema, a prefeitura de Gaspar anunciou no fim do ano passado um novo Plano de Circulação Viária que prometia dar uma solução ou, ao menos, amenizar os problemas de mobilidade da região central. 

A medida não foi muito bem recebida pela comunidade que seria afetada pelas mudanças, principalmente os moradores da Rua Leopoldo Alberto Schramm, no bairro Gasparinho. Com isso, a Secretaria de Planejamento, juntamente com o prefeito Kleber Wan-Dall (MDB) definiram que, antes de implementar as mudanças desejadas, seria necessário adequar parte das ruas que irão receber os veículos no novo trajeto. 

O secretário de Planejamento, Alexandre Gevaerd, explica que a ideia é ir realizando parte das obras necessárias e, em paralelo, fazer as mudanças que não necessitam de obras. “Vamos antecipar as etapas que não dependem de obras e não afetam a estrutura do trânsito. A princípio, as mudanças ficarão restritas ao centro, como na proximidade da Rua São José e no trevo da Parolli”. Gevaerd destaca que as mudanças devem começar em breve, mas não definiu datas para que elas ocorram. “Estamos estudando com calma quais mudanças podem ser adiantadas”, completa. 

Porém, ao menos uma das obras programadas dentro do novo Plano de Circulação Viária, já está quase concluída. O alargamento da Rua Frei Antonino, no bairro Coloninha, é essencial para que a via possa receber o trafego que passará a circular após a mudança. “Em um acordo com o proprietário, refizemos um muro na rua, ganhando um bom espaço, que será usado para alargar a rua e também a calçada”, afirmou Gevaerd. 

Obras
Antes que as mudanças mais profundas do Plano de Circulação Viária aconteçam, a prefeitura precisará investir na reestruturação da Rua Leopoldo Alberto Schramm, que passará a ser uma das principais vias de circulação do trânsito no centro após a mudança “As obras devem acontecer ainda este ano. Além da nova drenagem, tubulações de água e pavimentação, iremos implantar uma ponte ligando a Rua Leopoldo Aberto Schramm com a Rua  Prefeito Leopoldo Schramm. Somente após essas obras que conseguiremos realizar as alterações no trânsito que desejamos”, defende.

Apesar da polêmica envolvendo as alterações, o Plano de Circulação Viária deverá começar a sair do papel ainda este ano. “a melhoria do trânsito é prioridade para a prefeitura, o Contorno Urbano só será concluído em dois anos, um período longo demais para se esperar, por isso o Plano Viário é a saída que melhor atenderá a demanda da nossa comunidade”, finaliza.


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |