| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
COVID-19

Prefeitura de Gaspar adota novas medidas

Desrespeito ao distanciamento social e aumento do número de casos motivaram as novas regras


O aumento no número de casos e a diminuição do distanciamento social levou a prefeitura de Gaspar a adotar novas medidas de enfrentamento à COVID-19. As novas regras, que passaram a valer na terça-feira (30), estão no decreto nº 9.435/2020 e, entre as determinações, está o uso obrigatório da máscara em toda a cidade, inclusive ao ar livre (veja box). O prefeito, Kléber Wan-Dall, ressalta que o objetivo é chamar a atenção da comunidade e sensibilizar quanto à importância de se respeitar as orientações de segurança. "Costumo dizer que a luta contra o novo coronavírus é uma guerra em que todos nós somos soldados. Todo mundo precisa fazer a sua parte, não somente o poder público", afirma.

De acordo com Wan-Dall, o decreto foi elaborado levando em conta as informações obtidas e analisadas pelo Sistema de Comando em Operações (SCO). "Não foi uma decisão pessoal minha, do prefeito. Existe um cômite que avalia a situação diariamente na cidade e na região e, agora, a luz amarela acendeu para nós", justifica. A projeção para segunda-feira (29) era de que a cidade teria 104 casos confirmados, porém chegou a 132 já no domingo (28). O número representa um aumento de 63% com relação à semana anterior. "Não são os casos confirmados que mais nos preocupam. Além deles, temos outras 97 pessoas sendo acompanhadas pela Vigilância Sanitária no momento, ainda aguardando o resultado do exame", revela Wan-Dall. Segundo o prefeito, a procura por atendimento no Centro de Triagem também aumentou nos últimos dias. "Sabemos que no inverno é natural algumas pessoas apresentarem problemas respiratórios. Isso não quer dizer que ela testará positivo para COVID-19. Porém, impacta o sistema de saúde da mesma forma", alerta.

Até a terça-feira (30), dos 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) implantados emergencialmente no Hospital de Gaspar, seis deles estavam ocupados. Todos os pacientes são de outros municípios e vieram para a cidade encaminhados pela Regulamentação do Estado. "Os casos estão aumentando em todas as cidades da região e em Blumenau, por exemplo, a capacidade de leitos de UTI já está quase no limite. Se as pessoas não se conscientizarem e adotarem os cuidados necessários, este números vão aumentar ainda mais", afirma Wan-Dall. Segundo o prefeito, medidas mais drásticas não estão descartadas. "Tudo vai depender da evolução dos casos. Podemos adotar regras ainda mais duras, como também tornar as medidas mais brandas. Por isso é importante que as pessoas tenham este entendimento. Sei que as recomendações alteram a rotina de todos mas, no momento, estas mudanças são essenciais. Queremos manter a economia funcionando, o comércio aberto e as indústrias em atividade", defende o prefeito. Wan-Dall ressalta que a intenção não é aplicar multas. "Nosso objetivo não é multar, nem fechar estabelecimentos, nem constranger ninguém. Se todos se mobilizarem e respeitarem as recomendações, não haverá necessidade disso", observa.

Eventos 

A partir do dia 5 de julho, passa a ser das autoridades sanitárias municipais a decisão sobre a realização de eventos esportivos, culturais e de entretenimento. Porém, o prefeito de Gaspar já adiantou que essas atividades, por ora, permanecerão suspensas no município. "Não tem como liberarmos estes tipos de aglomerações com a curva do número de casos aumentando. Vamos manter as restrições até esta curva estagnar e sentirmos que a decisão é segura", disse.

Novas determinações

- uso obrigatório de máscara em toda a cidade, inclusive ao ar livre;

- bares, restaurantes e afins só poderão funcionar das 6h às 23h, seguindo as normas de higienização, distanciamento e contingenciamento de taxa de ocupação; 

- é proibido o consumo de bebidas alcoólicas nos interiores e arredores de lojas de conveniência e outros estabelecimentos do gênero; 

- nos supermercados será permitida a entrada de apenas uma pessoa por família.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |