| ASSINE | ANUNCIE

ENSINO

Madre Lampel debate proposta pedagógica

04 Abril 2017 17:59:02

5º Encontro de Escolas Católicas reúne mais de 100 escolas católicas do Brasil

Redação Jornal Metas
13641257_1191574034227189_926133987016028093_o.jpg
Foto: Divulgação
Colégio Madre Francisca Lampel é um dos mais tradicionais educandários de Gaspar

Acontece nesta semana, a quinta edição do Encontro de Escolas Católicas, que, neste ano, traz como tema “Carisma e Negócios”. O evento, promovido pela Editora Positivo, irá reunir até quinta-feira (6) cerca de 130 escolas de 20 estados brasileiros em Aparecida (SP) para debater os desafios e as novas propostas pedagógicas para os tempos atuais. De Santa Catarina, participam 13 escolas de todas as regiões do estado, sendo que a representante gasparense será o Colégio Madre Francisca Lampel. 

Segundo uma das organizadoras do evento, a diretora pedagógica da Editora Positivo, Acedriana Vicente Sandi, o objetivo do encontro é aprender com o passado, debater sobre o presente e refletir sobre o futuro da educação nessas instituições de ensino. “Por meio do encontro, buscamos promover a reflexão sobre o perfil e a função das escolas cristãs no cenário atual, fortalecendo-as tanto no aspecto do carisma, como no de negócio”, revela.

Além de apresentar painéis sobre os cenários e perspectivas da educação brasileira, o encontro contempla uma série de debates e momentos de formação que envolvem temas como diversidade e formação religiosa, escola e família, trabalhos pastorais e campanha da Fraternidade. Uma mesa-redonda chamada “para além das fronteiras do ensino religioso na escola”, mediada pelo Professor Sérgio Junqueira, Pós-Doutor em Ciência da Religião e líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião, também pretende promover o diálogo inter-religioso. 

A diretora-geral da escola gasparense, Irmã Regina, destaca o papel social e pedagógico do evento. Além do debate sobre as propostas educacionais, o encontro ainda possui um papel primordial de troca de conhecimento sobre valores entre as diversas congregações participantes. “É sempre importante manter uma atualização das principais discussões pedagógicas da atualidade, sem nos esquecermos dos valores que repassamos para as nossas crianças”, afirma. 
A educadora destaca a boa receptividade dos pais em relação ao material que vem sendo utilizado pela instituição ao longo dos anos e a atenção da editora em propiciar um aprofundamento no tema pedagógico e, ao mesmo tempo, cristão. “Temos que cuidar do pedagógico sem nos esquecermos do humano. Nessa caminhada a nossa proposta sempre será os ensinamentos de Jesus Cristo”, completa. 

Entre os palestrantes convidados para o evento estão: o Rabino Pablo Berman (da Sinagoga Beit Yacoov e líder espiritual do Centro Israelita do Paraná); o professor de Sociologia e Teologia da Faculdade Leocádio José Correia (Falec), Rui Simon Paz; o coordenador de Pastoral do Colégio e Faculdade Bagozzi, Pe. José Alves de Melo Neto; o doutorando em Geografia da Religião pela UFPR, Elói Correa; e o pastor Ênio Starosky, diretor dos Colégios Luteranos de São Paulo e doutorando em Ciências da Religião pela Umesp.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620