| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Rua Itajaí.

Lombadas vão voltar a funcionar

Equipamentos estão sendo reinstalados na via reurbanizada


Foto: Alexandre Melo/Jornal Metas/Nesta semana, a empresa responsável concluiu o cabeamento nas lombadas eletrônicas

A obra de revitalização da rua Itajaí, nos bairros Sete de Setembro e Centro, foi entregue à comunidade em dezembro do ano passado, porém, ainda falta um detalhe: a reinstalação das lombadas eletrônicas, ou fotossensores. Aliás, em 2020 as multas por estes equipamentos em Gaspar, de acordo com a Prefeitura, somaram 20.715, o que gerou uma receita de R$ 1.791.434,20. Ainda segundo a Prefeitura, as lombadas eletrônicas que mais geraram multas foram as localizadas na Rua Anfilóquio Nunes Pires, no bairro Bela Vista. O serviço é terceirizado no município, por meio de licitação.

Se houvesse obediência dos motoristas às placas de sinalização que indicam o limite de velocidade nas vias urbanas da cidade, a Prefeitura não precisaria instalar os equipamentos, porém, basta ficar cinco minutos observando o trânsito da rua Itajaí, por exemplo, para verificar o quanto estes equipamentos inibidores de velocidade fazem falta. O asfalto em perfeitas condições leva muitos motoristas a abusarem da velocidade na via que tem grande movimento de pedestres.

Energia elétrica

Nesta semana, a empresa responsável pela instalação dos equipamentos na rua Itajaí concluiu o serviço de cabeamento, ou seja, a ligação das lombadas com os sensores que ficam encaixados no piso asfáltico. A Prefeitura informou que falta agora, a Celesc fazer a ligação da energia elétrica. Depois disso, será ainda preciso o Inmetro aferir os equipamentos e dar a certificação de que eles estão calibrados e dentro das especificações técnicas. O passo seguinte, diz a Prefeitura, é deixar os equipamentos funcionando por um período, mas sem multar, para que os motoristas sejam devidamente informados. "É possível que leve mais 30 dias até entrarem em funcionamento definitivo", informou a Prefeitura.

Na rua Itajaí são quatro lombadas, duas no sentido centro-bairro e duas no sentido bairro-centro. De acordo com a Prefeitura, existem hoje 12 equipamentos em funcionamento em seis pontos da cidade (confira a lista abaixo).

Além das lombadas eletrônicas, a Prefeitura e Gaspar dispõe de monitoramento das placas dos veículos. A tecnologia conhecida como OCR/LAP identifica irregularidades na documentação do veículo quando ele passa pelo sensor.


Pontos de lombada eletrônica em Gaspar


1 - Avenida Frei Godofredo, nº 1080;

2 - Avenida Frei Godofredo, nº 1081;

3 - Avenida Frei Godofredo, nº 1649;

4 - Avenida Frei Godofredo, nº 1650;

5 - Rua Anfilóquio Nunes Pires, nº 2631;

6 - Rua Anfilóquio Nunes Pires, nº 2632;

7 - Rua Anfilóquio Nunes Pires, nº 3726; e

8 - Rua Anfilóquio Nunes Pires, nº 3727.

9 - Rua Anfilóquio Nunes Pires, nº 230;

10 - Rua Anfilóquio Nunes Pires, nº 231;

11 - Avenida Frei Godofredo, nº 2699;

12 - Avenida Frei Godofredo, nº 2700.


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |