| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
SAÚDE

Hospital de Gaspar recebe novo equipamento

Investimento na nova Torre de Vídeo Laparoscópica foi de R$310 mil


Apresentação da Torre de Vídeo Laparoscópica aconteceu na quarta-feira (14), com a presença de autoridades e convidados / Foto: Ivan Luchtemberg - Jornal Metas /

Nesta semana, o Hospital de Gaspar recebeu um importante equipamento que irá contribuir para a realização de procedimentos cirúrgicos muito mais sofisticados e seguros. A apresentação da nova Torre de Vídeo Laparoscópica aconteceu na noite de quarta-feira (14), com a presença de autoridades municipais, imprensa e convidados. O equipamento proporcionará o aumento no número de procedimentos realizados e, assim, ampliará o giro de leitos, trazendo ainda mais conforto na assistência aos pacientes.  

Em seu discurso, o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, relembrou outras importantes conquistas do hospital nos últimos tempos, como a recuperação do Selo de Filantropia e a implantação do Laboratório de Análises Clínicas. "Precisamos e estamos nos esforçando para primeiro atender o básico, como também ampliamos a quantidade de médicos no Pronto Atendimento. Nós só chegamos nesse momento porque a comunidade novamente abraçou o nosso hospital e o hospital é da comunidade, é da população de Gaspar. Estamos muito felizes em entregar mais essa conquista", disse.

Além de ampliar o número de cirurgias, o novo equipamento contribui ainda com o aumento dos recursos financeiros da instituição, já que em procedimentos cirúrgicos convencionais o tempo médio de internação do paciente é de 4 a 6 dias e com a aquisição da torre esse tempo cai para 24h aproximadamente. Além disso, os custos diminuem com relação aos materiais e instrumentos utilizados nos procedimentos, diminuindo principalmente o risco de infecção hospitalar. Com uma técnica minimamente invasiva e em alta resolução, o equipamento proporcionará procedimentos mais precisos nas cirurgias gerais, de urologia e ginecologia, ortopedia e otorrinolaringologia.

Esta economia é importante já que os atendimentos no Hospital de Gaspar tem aumentado significativamente nos últimos meses. Dados mostram que são atendidos em média 200 pacientes por dia na casa de saúde gasparense, sendo 96% atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nos seis primeiros meses do ano 37 mil pessoas passaram pelo hospital. Além disso são 410 internações ao mês (83% SUS); 175 cirurgias ao mês (72% SUS), porém somente em julho o número subiu para 251 cirurgias realizadas (78% pacientes SUS); e 67 partos realizados em media todos os meses (82% SUS).

O equipamento foi adquirido com recurso conquistado pela Prefeitura de Gaspar por meio de uma ação junto ao Governo Estadual. Foram investidos R$ 310.125,98 na torre que é constituída por um conjunto de equipamentos utilizados para visualização de órgãos ou cavidades corporais com uso de uma câmera de vídeo acoplada a um sistema ótico, além de um monitor de alta resolução, câmera, fonte de luz de LED, insuflador e endoscópios rígidos.

Homenagem

O prefeito Kleber entrega a homenagem ao Dr. João Spengler / Foto: Ivan Luchtemberg - Jornal Metas/

Durante a solenidade de entrega do equipamento, o médico João Leopoldino Spengler, o "doutor João", que faz parte do corpo clínico do Hospital de Gaspar, foi homenageado pelos 50 anos de medicina completados no ano passado. Dr. João esteve presente na inauguração do Hospital em 18 de maio de 1970 e atuou durante muitos anos em prol da casa de saúde. Méritos como a internação do primeiro paciente e o primeiro parto realizado no Hospital fazem parte da trajetória do médico. 


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |