| ASSINE | ANUNCIE
ALERTA

Gripe A: prefeitura tranquiliza a comunidade

11 Julho 2018 17:24:07

Segunda a secretaria de Saúde, Gaspar não registrou nenhum caso grave até agora

Redação Jornal Metas - jornal@jornalmetas.com.br
url.jpg
Foto: Divulgação
Mesmo assim, cuidados básicos devem ser tomados

Com a chegada do inverno, é muito comum ficarmos resfriados ou com gripe. E, recentemente, um grande número de crianças adoecidas pelo vírus em Gaspar ascendeu um alerta aos pais, principalmente após comentários sobre surtos e possíveis casos de Gripe A no município. Entretanto, nesta semana, a secretaria de Saúde de Gaspar afirmou que não há motivo para pânico. "Recentemente, tivemos alguns pais preocupados com a possível infecção de alunos de uma escola da cidade pelo vírus da gripe A. Porém, ao analisar o caso, descobriu-se que se tratava do vírus comum da gripe, que não apresenta sérios riscos para a saúde. É muito importante que a comunidade não divulgue informações inverídicas para não gerar pânico na população", ressalta o secretário de Saúde de Gaspar, Roberto Pereira.

Ele afirma que até o momento não foi registrado nenhum caso de H1N1 ou H3N2 neste ano na cidade. “O nosso setor de vigilância em saúde, bem como toda a equipe de atendimento básico e hospital estão atentos a essa questão. Sempre que há alguma suspeita de gripe A, exames e testes são realizados para confirmação. Até o momento Gaspar não registrou nenhum caso em 2018", garantiu. O secretário pede ainda que a comunidade tenha cautela para nao repassar informações erradas e, assim, acabar criando um falso alarme. 

Entenda 
A médica infectologista da rede municipal de saúde de Gaspar, Midian Lopes, explica que existe mais de um tipo de Influenza A, incluindo a gripe comum que tem baixa letalidade e tratamento diferenciado. “Os subtipos de Influenza A que causam maiores problemas à saúde dos pacientes são H1N1 e H3N2, que são mutações do vírus original. Ainda assim, estar diagnosticado com a Influenza A não significa que você tenha o tipo mais grave da doença, já que a gripe comum também leva a denominação de Influenza”, reforça.  

Apesar do nome parecido, todo o tratamento e, principalmente a resposta do organismo entre um tipo de vírus e outro, são totalmente distintos. Por isso, a importância de se manter uma etiqueta de tosse com a limpeza frequente das mãos e, em caso de sintomas mais graves, como febre acima de 38°, tosse crônica e persistente, além de dores no corpo, procurar atendimento médico em alguma das unidades de saúde do município. 

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620