| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
NÚMEROS DA PANDEMIA

Vale do Itajaí volta a risco gravíssimo para o coronavírus

Dez das 16 regiões encontram-se em alerta máximo para a pandemia

Alexandre Melo


A Matriz de Risco Potencial divulgada nesta quinta-feira (7), pelo Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Saúde (SES) voltou a classificar a região do Vale do Itajaí, onde estão cidades como Gaspar, Brusque, Blumenau e Indaial, em risco gravíssimo para a transmissão do novo coronavírus. Dez das 16 regiões de saúde catarinenses encontram-se nessa situação (cor vermelha). No boletim anterior, eram 12 locais neste patamar. As outras seis regiões estão em estado grave (cor laranja).

O Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Extremo Oeste, Extremo Sul, Laguna e Serra foram reclassificados para o nível grave (cor laranja). Enquanto as regiões de Xanxerê, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste sofreram agravamentos nos índices e passaram para o nível gravíssimo (cor vermelha).

De acordo com a epidemiologista Maria Cristina Willemann, a redução do número de casos foi o principal motivo para a melhoria do cenário. "Na matriz dessa semana observamos que o cálculo RT, que é o índice de transmissibilidade, sofreu redução", destacou.

Mudança na matriz

A partir desta semana, houve uma mudança na forma de classificar a Matriz de Risco Potencial. O Governo do Estado e a SES passaram a considerar a taxa de ocupação de leitos UTI Adulto reservados para Covid-19 no seu cálculo, na dimensão que acompanha a Capacidade de Atenção. Até então, eram considerados todos os leitos de UTI. A mudança é motivada ao se observar que as taxas de ocupação são impactadas pelo empenho para a reabilitação de leitos disponibilizados nos hospitais catarinenses que foram desativados ao longo do tempo.

Neste momento, os demais leitos de UTI podem ser ocupados por outras razões, como a realização de cirurgias que se tornaram tempo-sensíveis. Além disso, atualmente, a maioria dos hospitais já tem um processo de trabalho organizado para reorganização dos espaços que devem ser exclusivos para atendimento de pessoas infectadas ou não, sendo que os leitos vizinhos a uma pessoa positiva ficam naturalmente reservados.

Gaspar

Em Gaspar, as últimas 48 horas são de estabilidade no número de casos. De acordo com o último boletim, divulgado nesta quarta-feira, dia 6, mais 22 casos de Covid-19 foram confirmados. Ao todo, 4.986 gasparenses já contraíram o vírus no município, sendo que 131 estão com a doença ativa no momento. A boa notícia foi a queda significativa na taxa de ocupação dos leitos de UTI para COVID-19 dosponíveis no Hospital de Gaspar. Neste momento, apenas um leito de UTI está ocupado. Ao todo, oito moradores de Gaspar estão internados em Gaspar e outros hospitais da região com a doença confirmada.A Prefeitura de Gaspar voltou a pedir para que cada cidadão siga as orientações e medidas preventivas. A prevenção ainda é a melhor arma no enfrentamento ao vírus e depende de cada um de nós. O Centro de Triagem no Ginásio João dos Santos segue aberto todos os dias das 8h às 17h para atendimento de pessoas com sintomas. Faça a sua parte e proteja quem você ama. Fica Bem Gaspar.

Blumenau

Em Blumenau, porém, a situação se agravou nos últimos dias. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a cidade registrou, na manhã desta quinta-feira (7), mais um óbito por COVID-19, atingindo a marca de 264 mortes desde o início da pandemia. O homem, de 79 anos, estava internado desde o dia 14 de dezembro e apresentava comorbidades. Blumenau tem registrado praticamente um óbito por dia. O número de pessoas que já contraíram o vírus soma 32.972.

O Estado

Há 506.897 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, dos quais 484.767 estão recuperados e 16.648 permanecem em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, 6. A Covid-19 causou 5.482 mortes no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,08%. Todos os 295 municípios catarinenses já confirmaram ao menos um caso e 264 deles têm registros de óbitos. 


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |