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MOBILIDADE

Pedágio no trecho Sul da BR-101 vai custar R$ 1,97

A CCR foi a empresa vencedora do leilão. Ela terá a concessão do trecho por 30 anos

Alexandre Melo


Tarifa inicial do pedágio será de R$ 1,97 / FOTO MIR

O Grupo gaúcho CCR venceu o leilão para a concessão do trecho Sul da BR-101, realizado na última sexta-feira (21), em São Paulo-SP. A empresa foi a que apresentou a proposta com maior deságio em relação ao teto máximo pedágio. Cada uma das quatro praças terá valor de R$ 1,97. No total, foram concedidos 220 km de rodovia entre os municípios de Paulo Lopes/SC e a divisa com o estado do Rio Grande do Sul. A CCR terá direito a administrar a rodovia por 30 anos. Ainda não há previsão para o começo da construção das quatro praças de pedágio e o início da cobrança.

Conforme informações do Ministério da Infraestrutura, estão previstos investimentos de R$ 7,4 bilhões num conjunto de obras que contempla novas vias marginais (70,3 km), novas faixas adicionais (98,3 km), melhorias de acessos (31), adequações de faixas de aceleração/desaceleração (185), pontos de ônibus - com baias (25), canalizações de tráfego (51), eliminação de conflitos frontais (218), dispositivos em desnível (5 implantações e 4 adequações), implantação de passarelas (18 unidades) e implantação de rotatórias em nível (42 unidades). O trecho concedido engloba os municípios catarinenses de Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Sangão, Içara, Criciúma, Maracajá, Araranguá, Sombrio, Santa Rosa do Sul e São João do Sul.

O Grupo CCR foi fundado em 1999 e atua nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços. Hoje a companhia é responsável por 3.735 quilômetros de rodovias da malha concedida nacional, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, sob a gestão das concessionárias CCR NovaDutra (SP-RJ), CCR ViaLagos (RJ), CCR RodoNorte (PR), CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP), CCR RodoAnel (SP), CCR SPVias (SP), Renovias (SP), CCR MSVia (MS) e CCR ViaSul (RS).

Além disso, o Grupo CCR está presente no segmento de transporte de passageiros por meio das concessionárias ViaQuatro, ViaMobilidade, CCR Barcas e CCR Metrô Bahia, responsáveis, respectivamente, pela operação da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, Linha 5 - Lilás de metrô e Linha 17 - Ouro de monotrilho de São Paulo, pelo transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro e pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, além de ter participação na concessão do VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos), que interligará a região portuária e o centro do Rio de Janeiro.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mário Cezar Aguiar, disse que a concessão do trecho Sul da BR-101 vai assegurar investimentos expressivos na infraestrutura viária do estado. "Temos muito o que celebrar. A FIESC já previa um deságio, que, inclusive, está em linha com o praticado no trecho norte. A CCR é uma empresa experiente no setor e ofereceu uma tarifa adequada à competitividade do estado. Tudo indica que fará uma ótima gestão da rodovia, que é estratégica para Santa Catarina e para o país", comentou o líder empresarial.

Aguiar lembra que o Grupo CCR já está instalado no Rio Grande do Sul, na BR-101 (Osório - Torres), e avalia que isso foi importante para viabilizar a proposta apresentada. "Temos que torcer para que não haja nenhum outro impedimento. O sucesso do leilão mostra aos catarinenses que necessitamos das concessões para realizarmos as obras que darão mais segurança, integridade e eficiência às nossas rodovias", disse. Ele ressaltou ainda que a Federação assume o compromisso de acompanhar, pela sua ferramenta Monitora FIESC, a execução das obras previstas no Plano de Exploração. Havia um receio por parte de entidades como a Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) e outras representativas de que o valor inicial do pedágio nas três novas praças ultrapassasse R$ 4, o que acabou não se confirmando. A FECAM e as entidades chegaram a protocolar um documento junto ao Ministério Público de Santa Catarina e ao Tribunal de Justiça de SC solicitando o cancelamento do leilão.

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