| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
CLIMA

Tempo muda e traz esperança para cidades como Ilhota

Previsão é de chuva e baixas temperaturas, o que vai amenizar a estiagem que já dura quatro meses


FOTO LUIZ EDUARDO SCHRAMM

A população de Ilhota e de dezenas de outros municípios catarinenses podem ter uma boa notícia nos próximos dias. O cenário vai mudar e a forte estiagem, que já dura desde o início do ano, aos poucos vai ficar para trás. A previsão é de chuva a partir de sexta-feira, dia 5, que devem se intensificar por todo o estado entre os dias 11 e 12 de junho. A chuva vem acompanhada da queda da temperatura. A quarta-feira (3) já amanheceu gelada, e registrou a menor temperatura do ano em Santa Catarina. Às 7h, os termômetros marcaram -6,8°C no município de Bom Jardim da Serra. Os dados são do INMET e da Epagri/Ciram.

A massa de ar frio e seco começa a perder força, porém, volta no sábado, dia 6, e irá favorecer registros negativos e a formação de geadas no fim de semana. A previsão, apesar de positiva, não significa uma melhora definitiva no deficit hídrico causado pela estiagem no estado. A chuva prevista para junho é aguardada principalmente no Litoral e Vale do Itajaí, regiões mais afetadas pelo fenômeno nos últimos dois meses. Em abril e maio, o percentual ficou bem abaixo da média nessas regiões, com totais entre 20 e 40 % da média climatológica do mês, segundo dados da Epagri/Ciram. No Oeste e Meio-Oeste, os totais ficaram mais elevados, com acumulados que ultrapassaram os 150 milímetros em maio, alcançando a média histórica do mês. 

Julho e agosto terão um volume de chuvas que variam de na média e abaixo da média climatológica, logo, a chuva será mal distribuída e irregular nos meses seguintes a junho. O Governo do Estado reforça a importância do consumo consciente da água dentro de casa. 

Em ilhota, a estiagem provocou um fenômeno chamado cunha salina, que aumenta os índices de salinidade da água. A situação é tão crítica que o município pode decretar estado de calamidade pública. Para evitar essa situação, a prefeitura vai comprar água de Itajaí 


Previsão do tempo para a primeira semana de junho: 

Quinta-feira (04/06):

Tempo: instável com chuva e trovoadas a partir do oeste e norte do estado, estendendo-se as demais regiões na tarde e noite, devido a um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil.

Temperatura: segue baixa devido a cobertura de nuvens.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (05/06): 

Tempo: instável com chuva e trovoadas em SC, devido ao deslocamento de uma frente fria. Risco de temporal isolado, especialmente no Oeste e Meio-Oeste. A chuva deve ser melhor distribuída e com totais mais elevados no estado.

Temperatura: segue baixa devido a cobertura de nuvens.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (06/06): 

Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens e condição de chuva na maioria das regiões, melhorando com aberturas de sol no decorrer do dia.

Temperatura: em declínio com a chegada de uma massa de ar frio e seco.

Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Domingo (07/06): 

Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens no oeste e sul do estado, com sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, tempo firme e ensolarado.

Temperatura: mais baixa, especialmente ao amanhecer e à noite.

Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Fonte: Epagri / Ciram

LEIA TAMBÉM