| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
MUDANÇA

Subtenente Amaral deixa a Defesa Civil de Gaspar

Em seu lugar foi nomeada a assistente social e servidora municipal Ana Janaína Medeiros de Souza

Alexandre Melo


Amaral, que deixa o cargo, e Ana Janaína que assumiu nesta terça-feira / ARQUIVO PESSOAL?

ATUALIZADA ÀS 16H39MIN

Embora o prefeito Kleber Wan-Dall tenha sido reeleito, o Superintendente da Defesa Civil do município, o subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Evandro Mello do Amaral, entendeu que se trata de um novo governo e colocou seu cargo comissionado à disposição. O prefeito aceitou e o exonerou nesta segunda-feira (11). Em seu lugar já foi nomeada a assistente social Ana Janaína Medeiros de Souza, que é funcionária de carreira da Prefeitura Municipal de Gaspar e atualmente estava lotada na própria diretoria da Defesa Civil. 

Evandro permaneceu à frente da Defesa Civil do município por pouco mais de dois anos. Neste período realizou grandes projetos, o principal deles foi a implantação da cota de enchente e mapa de inundação da cidade - dados compilados por meio de um trabalho técnico, realizado em parceria com o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops) da Universidade Regional de Blumenau (Furb). A partir deste trabalho, a comunidade pode saber, com precisão, com quatros metros acima do nível normal o rio Itajaí-Açu atinge cada rua do município de Gaspar. Foi também durante a sua gestão que a Defesa Civil de Gaspar ocupou a Presidência do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e a vice-presidência do Colegiado Estadual.

Formado em Educação Física e pós-graduado em gestão pública, o subtenente Amaral possui larga experiência na área e conhece bem a realidade do município, pois atuou como Comandante do Corpo de Bombeiros de Gaspar entre os anos de 2002 e 2005, época em que a corporação foi instalada. Ele também foi Coordenador da Defesa Civil em 2009 e diretor-Geral da Defesa Civil de Brusque entre 2011 e 2014. Antes de ir para a reserva e aceitar o convite para retornar a Gaspar, Amaral atuou como coordenador do núcleo de educação física no centro de ensino do Corpo de Bombeiros do Estado, além de trabalhar como instrutor. Por ora, ele disse não ter nenhum planejamento profissional. "Vou dar um tempinho, descansar e depois ver com calma", afirmou. Amaral desejou boa sorte à nova superintendente da Defesa Civil de Gaspar. "À Ana Janaína, a nova Superintendente, desejo sucesso na nova empreitada", escreveu em sua rede social. Amaral agradeceu ao governo municipal pela confiança no seu trabalho, com destaque para o secretário da Fazenda, Carlos Roberto Pereira, que foi quem o indicou para o cargo e ao prefeito Kleber Wan-Dall por ter aceitado a sua indicação e por ter acreditado no seu trabalho, incentivando e investindo em prevenção, nos projetos com voluntários e nas escolas, nas campanhas de apoio às pessoas em vulnerabilidade social, nas ideias como os Estudos das Cotas de Enchente, Site, Aplicativo da Defesa Civil, entre outros, tornando a cidade mais resiliente. Ele também agradeceu, em especial, à toda a equipe da Defesa Civil e aos demais secretários municipais que nunca negaram apoio aos seus projetos e, por fim, aos voluntários que deixam suas famílias para servir ao município e à imprensa que acompanhou as ações da superintendência. A prefeitura de Gaspar ainda não oficializou a mudança em seu site e redes sociais. Em contato com a nova superintendente, ela disse que prefere aguardar a informação que, em breve, será divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura.

Currículo

Ana Janaina Medeiros de Souza, 31 anos, é formada em Serviço Social pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e especialista em Gestão de Políticas Públicas. Atuou por quatro anos na Prefeitura de Gaspar como Diretora de Assistência Social e mais três anos na Assistente Social na Prefeitura de Brusque passando pela coordenação do CREAS, da Proteção Especial, Técnica da gestão do SUAS e um ano como Assistente Social da Defesa Civil de Brusque. Atuou nas enchentes de 2011 em Gaspar e 2015 em Brusque. Desde 2018 e assistente social efetiva da Prefeitura de Gaspar, atuando desde então na Superintendência de Proteção e Defesa Civil. Tem diversos cursos na área de Proteção e Defesa Civil e atuou efetivamente na implantação e condução dos projetos Agente Mirim e Defesa Civil na Escola em Gaspar.


LEIA TAMBÉM