| ASSINE | ANUNCIE

Informática.

De Gaspar para a rede mundial

11 Setembro 2015 19:31:02

Programa aperfeiçoado pelo professor Nicolodi tem mais de 1,5 milhão de downloads em apenas três meses

Redação Jornal Metas
IMG_2691.jpg
Foto: Fábio Moretto/Jornal Metas
Nicolodi só quis facilitar o aprendizado dos seus alunos, mas o aplicativo ganhou fama mundial

uando recebeu do colega de profissão, Cláudio Morgado de Souza, o acesso ao código-fonte - a linguagem de programação - do Visualg, o programador, analista de sistemas e professor universitário de informática, Antônio Carlos Nicolodi, de 52 anos, admite jamais ter imaginado a repercussão mundial que daria a versão do aplicativo atualizada por ele e lançada em junho deste ano. Na última quarta-feira (9), enquanto dava essa entrevista, os sites que hospedam o Visualg 3.0 somavam mais de 1,5 milhão de downloads - somente no www.baixaki.com.br eram 1 milhão e 70 mil acessos. “Sinceramente, imaginei no máximo 5 mil downloads”, revela. 
Nos cálculos de Nicolodi, isto representa em torno de 10 milhões de usuários com o Visualg 3.0 instalados em suas máquinas. Para quem pensou num programa apenas para facilitar o aprendizado dos seus alunos da disciplina de Lógica de Programação, o Visualg 3.0 foi longe demais.  
O professor Nicolodi não descobriu a pólvora nem reinventou a roda, porém, o programa é um interpretador, editor e criador de algoritmos escritos em Portugol (Algoritmos em Português, na linguagem da informática). O Visualg 3.0, explica ele, facilita o entendimento da lógica de programação de computadores, pois permite aos iniciantes em programação de computadores acompanharem os processos e, ao mesmo tempo, visualizarem na tela o que acontece na memória do computador em cada etapa. “Ficou muito mais interativo”, acrescenta Nicolodi. O professor revela que a disciplina Lógica de Programação é uma das que mais reprova alunos, justamente pela dificuldade de aprendizagem dos algoritmos de programação. Por isso, ele teve a ideia de converter um programa já existente em uma ferramenta didática e de fácil compreensão.
Trocando em miúdos, o Visual 3.0 ensina a fazer programação de computador em português. Hoje, os algoritmos são em inglês, por isso a dificuldade de muito programador, com pouca experiência, em entender a linguagem. “Muitas vezes, a interpretação é feita por intuição, o que torna o trabalho de decifrar os algoritmos muito mais lento”. Com o tradutor, o programador passa a decifrar e a criar os algoritmos em um método simples e claro, além de poder testá-los antes de se criar um código-fonte em uma linguagem de programação de computador como o Pascal, em inglês. A atualização do aplicativo consumiu dois meses de trabalho. O resultado foi um novo layout e um design mais moderno, além de novos comandos, funcionalidades e facilidades.
Ex-aluno do câmpus do Instituto Federal de Gaspar e morador do bairro Santa Terezinha, Nicolodi começou a trabalhar como programador e analista de sistemas em 1980, quando o Vale do Itajaí despontava como um polo de informática. Ele chegou a ministrar aulas e cursos de informática até se formar em Gestão de TI, em 2014. Depois se pós-graduou em educação e passou a dar aulas na Uniasselvi e Cedup - Centro de Educação Profissional, ambos em Blumenau. Antes de fazer carreira acadêmica, Nicolodi visitava muitas feiras de tecnologia e informática. Em uma delas, a Fenasoft, em meados dos anos 2000, conheceu o professor Cláudio Morgado de Souza, com quem passou a manter contato profissional com frequência. Nicolodi sabia do projeto Visualg, do professor Cláudio, que por motivos pessoais havia desistido. Em 2014, Nicolodi solicitou autorização ao professor para atualizar o programa. “Ele me enviou por e-mail os códigos-fontes do software, para que eu pudesse dar continuidade ao projeto, que se encontrava há muitos anos abandonado na gaveta”, conta Nicolodi. Ele fez a primeira atualização no início deste ano, e a segunda em junho, quando então postou o aplicativo para download em vários sites na internet. 
O sucesso foi imediato, com profissionais do mundo todo enviando mensagens ao professor para obter mais informações. Se o professor Nicolodi ganhou dinheiro ou pretende ganhar? Não. “Atualizei o aplicativo para fins acadêmicos, para ajudar meus alunos e outras pessoas, basta ver que o download do Visualg 3.0 e totalmente gratuito”, finaliza. Quem tiver interesse em baixar o programa gratuitamente, basta acessar http://www.baixaki.com.br/download/visualg.htm https://sourceforge.net/projects/visualg30/,  https://sourceforge.net/projects/portugolvisualg30/

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620