| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
CLIMA

Alerta para grandes volumes de chuva nas próximas horas

Acumulados podem chegar a 100mm nas próximas 48h


A previsão é de muita chuva para as próximas horas em todo o Vale do Itajaí - FOTO ARQUIVO JORNAL METAS

A Superintendência de Defesa Civil de Gaspar emitiu alerta para grandes volumes de chuva entre quarta-feira (20) e sexta-feira (22). A previsão é de um acúmulo que pode chegar a 100 mm no Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Além disso, devido ao acumulado de chuvas dos últimos dias em Gaspar, há risco de deslizamentos de terra em função do solo encharcado. Não se descarta também a possibilidade de ocorrer erosões nos terrenos. Pessoas que moram próximo a encostas e áreas com risco de deslizamentos deverão ter atenção redobrado a qualquer movimentação no solo, sejam rachaduras, grandes ou pequenas. Se alguma movimentação for notada, a orientação é ligar imediatamente para o número 199 e, em casos mais graves, sair de casa e procurar um lugar seguro.

Outra recomendação da Defesa Civil, em casos de acúmulo de água em vias é importante evitar contato com as águas e não dirigir em locais alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

A equipe da Defesa Civil realiza o monitoramento constante, além de reforçar os plantões nos próximos dias. O 199 da Defesa Civil segue com os atendimentos e foi disponibilizado um número de celular (99930-4343) para emergências. De acordo com a Defesa Civil, até o momento não foi registrado nenhum incidente em função da chuva.

Previsão do tempo

A quarta e quinta-feira ainda serão de muita chuva em todo o Estado de Santa Catarina, com volumes maiores no Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Essa condição de chuva se intensifica no decorrer da tarde e noite desta quarta-feira, com risco de temporais isolados no Oeste.

A temperatura segue em queda devido a cobertura de nuvens e a chuva. Na quinta-feira, o tempo segue chuvoso, ainda com volume grande e risco de temporais isolados no Oeste. No fim do dia, o tempo começa a melhorar no sul e oeste do estado.

Na sexta-feira, no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, a circulação marítima mantém a nebulosidade variável com chuva, alternando períodos de melhoria. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, sol entre nuvens e pancadas de verão no período da tarde. A temperatura volta a subir a sensação de ar abafado reaparece.

Já para o fim de semana, a previsão é dias ensolarados, com possibilidade de pancadas de chuva de verão. especialmente no início e fim do dia. A temperatura continua subindo e o ar segue abafado.


LEIA TAMBÉM