| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Caça aos ovos

Gasparense exibe sua arte na Páscoa

. Ela é uma das artistas da 13ª Osterfest, em Pomerode

Foto: Fotos: Arquivo Pessoal
Ovo ?Belezas da Itália? feito pela arista Debora Daros


Fotos: Arquivo Pessoal/Ovo ?Belezas da Itália? feito pela arista Debora Daros


Antes famosa pela maior árvore e maior ovo de Páscoa do mundo, que reuniam atrações no Centro Cultural de Pomerode e atraíam milhares de pessoas, nesta edição a Osterfest se transformou em um roteiro contemplativo, espalhado pela cidade: O Eier Parade (Desfile de ovos). A artista plástica gasparense Debora Daros foi convidada participar do evento.

Artista há quase 30 anos, ela se tornou a dona do ovo "Belezas da Itália", devido a forte presença dos traços em suas obras de arte urbanas - Debóra é de origem italiana. A escultura gigante representa as belezas da Itália, associadas à colonização na região. Nele é possível identificar os mares representados pelo azul do fundo, os monumentos arquitetônicos Coliseu, Torre di Pisa e Piazza San Marco, a águia do Trentino, o leão de San Marco e a gôndola do Vêneto, o violino da Lombardia, a pizza Margherita do sul. Os mapas e a mala representam a grande imigração, o tracejado todo o amor e afeto entre as duas pátrias.

Para Debora, esse trabalho consolida sua produção artística de pesquisa referente às memórias afetivas, sejam elas culturais, arquitetônicas ou pessoais. "Agradeço muito o convite e essa oportunidade. Tenho muito orgulho como vêneta e trentina de poder transmitir por meio da arte todo o amor que nossos antepassados nos ensinaram a ter pela nossa pátria de origem", diz .


"Foi um grande desafio, pois nunca havia trabalhado a técnica de pintura e spray em uma superfície de fibra de vidro com a dimensão de quase 3 metros de altura. Tive que fazer uma pesquisa de materiais adequados para usar na área externa. A forma oval também dificultou a modelagem do stencil (molde de papel feito a partir da fotografia e cortado com estilete) nessa estrutura e aplicação do spray. Mas o resultado final superou minhas expectativas",
fala Debora Daros.


São 11 ovos distribuídos pela cidade e complementados por conteúdo interativo de realidade aumentada. Eles foram pintados por artistas do Vale Europeu, como Guido Heuer e Silvana Pujol, ou por artistas convidados pelos consulados de países como Áustria, Bélgica e Italia. O visitante poderá se divertir sem se expor: sempre em locais abertos e sem concentração de pessoas. Além disso, a cidade mantém a tradicional decoração de Páscoa, e os estabelecimentos e artesãos preparam sempre algo diferente para a data.

A artista plástica

Debora Daros é licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Artes Visuais e Cultura e Criação pelo SENAC. Foi diretora da Casa das Oficinas Dagobert Gunther e orientadora da oficina de Pintura de Tela. Atualmente é professora de Arte da Rede Municipal de Gaspar. Participou de várias exposições individuais, coletivas e de intervenções urbanas no Brasil e exterior. Desenvolve pesquisa e projetos de divulgação da língua e cultura italiana.

Debora conta que a família sempre incentivou os trabalhos manuais e que o amor pela arte a fez seguir neste ramo profissional: "Iniciei como autodidata, fazendo desenhos de observação. No ensino médio no Conjunto Educacional Pedro II, fui convidada a participar do Atelier de desenho. Depois ingressei na Licenciatura de Artes Plásticas na Universidade Federal do Paraná. Então comecei a participar de exposições, salões e concursos de Arte com fotografias, desenhos e pinturas", explica.

Este ano ela completa 30 anos nesta caminhada. Em Gaspar, é a responsável pelas obras de arte: Espelho da Memória - 2014 (mural de mosaico com a técnica da fotografia impressa em pastilha de vidro), no Viaduto Paulo Wemuth, e o mural em homenagem aos 140 anos de imigração trentina e italiano no Brasil - 2015 (técnica de acrílica, spray e stencil aplicada na parede), feito em parceria com Alexandre Chamba na área de festa da Capela Santo Antônio. Capa do CD do Coro Misto Santa Cecília - 2016. 


Fotos: Arquivo Pessoal/


Onde encontrar os Ovos 

Ovo da Artista Aldo Maes dos Anjos ( Associação Ilha Belga / Belgica ) - Barachetta Rua presidente Costa e Silva 415, Bairro Testo Rega

Ovo do Artista Guido Heuer - Loja Olho Embutidos Rua Paulo Zimmermann 90 , Centro

Ovo da artista Margareth Soethe - Currywurst Restaurante Rua Testo Alto 2065, Rota Enxaimel

Ovo da artista Mara Maas Hopf- Nugali Rua Testo Alto 4848, Rota Enxaimel

Ovo da artista Alba Horvath de Lima - Ristorante Funiculi Funicula Rua Hermann Weege 243, Centro

Ovo da artista Jerusa Raduenz - Kyly Rua 15 de novembro 3215 .

Ovo da Debora Daros ( Consulado Itália ) - Ein Prosit Rua 15 de novembro 327, Centro

Ovo da artista Silvana Pujol - Museu do automóvel- Rua Hermann Weege 544 , Centro

Ovo da artista Vitoria Azuma (Japão ) Armazém Schornstein -Rua Hermann Weege 160, Centro

Ovo do artista Thuany Kollbach (Russia ) - Fakini Rua 15 de novembro 1800

Ovo do artista Jean Ricardo Tomedi ( Consulado Áustria ) Restaurante Wunderwald - Rua 15 de novembro 8444 , Testo Central


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |