| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
MOSTRA CULTURAL

'Gaspar na Agenda do Dia' chega à Câmara Municipal

Exposição, organizada pelo Jornal Metas, sobre a história de Gaspar foi oficialmente aberta na noite de terça-feira (9)


Vereadores, a equipe do Jornal Metas e a pesquisadora Leda Baptista na abertura da exposição / FOTO IVAN LUCHTEMBERG/JORNAL METAS

Quem ainda não viu tem mais uma oportunidade para conferir a exposição "Gaspar na Agenda do Dia", que reúne imagens e fatos que contam parte da história do município. No início da noite desta terça-feira (9), a mostra, organizada pelo Jornal Metas, foi oficialmente aberta para o público no Espaço Cultural Antônio Pedro Schmitt, no hall de entrada da Câmara Municipal. O presidente da Casa, vereador Ciro André Quintino, e demais vereadores que compõem a atual legislatura estavam presente à solenidade. Compareceram ainda assessores, funcionários da Casa, além do vereador da Câmara Municipal de Blumenau, Silvio Zimmermann. A exposição fica até o final de julho.

Em seu discurso, Ciro elogiou a iniciativa do Jornal Metas em promover a exposição e disse que essa é quase uma obrigação da Câmara Municipal abrir espaço para este tipo de iniciativa que divulga a história do muicípio. "Quero parabenizar aqui ao diretor do Jornal Metas, José Roberto Deschamps, à sua esposa, Juli Deschamps e à toda a equipe do Jornal Metas por esse importante contribuição para a preservação da história de Gaspar", destacou. Representando o Jornal Metas, o coordenador de redação, jornalista Alexandre Melo, destacou o valor que tem para uma cidade a preservação da sua história. "Quando revisitamos o passado, vamos entender muitas coisas que acontecem o nosso presente e que poderão acontecer no futuro". Melo lembrou ainda da parceria firmada para o trabalho de pesquisa das agendas com a pesquisadora Leda Maria Baptista e o fotógrafo e professor de fotografia, Luiz Eduardo Schramm. "Sem dúvida, a história de Gaspar teria se perdido se não fossem esse dois personagens, verdadeiros apaixonados pela sua cidade".

Na sequência, a pesquisadora Leda Baptista destacou que a exposição Gaspar na Agenda do Dia é mais um movimento que busca divulgar a história de Gaspar num momento em que existe um trabalho sendo feito de reorganização de todo o acervo histórico do município, que estava esquecido em uma sala da sua própria casa. "Estamos agora com uma equipe de 12 pessoas - algumas voluntárias - recatalogando todo o material que, em breve, será o conteúdo do arquivo histórico do município". A exposição fica na Câmara Municipal até o final deste mês.

A mostra "Gaspar na Agenda do Dia" reúne mais de 20 imagens publicadas nas agendas temáticas do Jornal Metas nos últimos dez anos, entre elas a fauna, flora e o turismo da região, além da história das Copas do Mundo, mas, fundamentalmente, as agendas do JM são um resgate da história do município de Gaspar por intermédio das famílias colonizadoras, das pessoas que dão nome às ruas da cidade e do desenvolvimento da religião e da educação. A exposição já passou pelo Norte Shopping, em Blumenau; pelo Bela Vista Country Club e, no último final de semana, foi uma das atrações da ExpoGaspar, realizada na Arena Multiuso.

SERVIÇO
O quê: "Gaspar na Agenda do Dia"
Quando: De 9 a 31 de julho 
Onde: Espaço Cultural da Câmara Municipal de Gaspar 
Horário: De segunda à sexta-feira das 13h às 19h

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |