| ASSINE | ANUNCIE
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Gaspar atinge 60% da meta

14 Maio 2018 14:53:00

No sábado (12), Dia D da campanha, 1.578 pessoas tomaram a vacina

Redação Jornal Metas - jornal@jornalmetas.com.br
DSC01235.jpg
Foto: Ana Cláudia Kostetzer/Jornal Metas
No sábado (12), Dia D da campanha, 1.578 pessoas tomaram a vacina

O sábado (12) foi movimentado nas unidades de saúde de Gaspar, que estiveram abertas durante todo o dia para atender o público-alvo da Vacinação Contra a Gripe. Durante o "Dia D" da campanha, segundo informações da secretaria de Saúde, 1.578 doses da vacina foram aplicadas na cidade. De acordo com a diretora geral de Vigilância em Saúde de Gaspar, Jiceli Petró, o município conseguiu atingir 60% do público esperado. "Esperávamos um número maior de pessoas, mas a população não correspondeu a nossa expectativa", lamenta. Entretanto, a diretora afirma que a meta é conseguir imunizar 90% das pessoas inseridas nos grupos de risco. A vacinação segue até o dia 1º de junho e, até lá, 14 mil gasparenses devem receber o medicamento. 

Neste ano, devem tomar a vacina crianças com mais de seis meses e cinco anos incompletos; gestantes; mães que tiveram bebê a menos de 45 dias; pessoas com mais de 60 anos; professores; pessoas com condições especiais de saúde e acamados domiciliares. O medicamento é fornecido gratuitamente e ao procurar a unidade de saúde, o usuário deve levar a carteira de vacinação e, quem possuir, deve levar também o cartão do SUS. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, a gripe A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A escolha dos grupos prioritários seguiu a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e priorizou os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. 

O secretário de Saúde de Gaspar, Carlos Roberto Pereira, chama a atenção da comunidade para a importância da imunização contra a doença. "A vacina é segura e ajuda a reduzir as complicações que podem ser geradas pela doença, por isso, é muito importante que os grupos de risco procurem as unidades de saúde e tomem a vacina. Além disso, todos os gasparenses devem estar atentos e evitar a propagação da doença, utilizando sempre a etiqueta da tosse e higienização das mãos", enfatiza. Mais informações pelo (47) 3703 3700. 


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620