| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
PANDEMIA

Coronavírus adia eventos em Gaspar

Rodeio do CTG e Festa de São Pedro têm futuros incertos


Todos os anos, rodeio do CTG Coração do Vale reúne centenas de laçadores em Gaspar / Foto: Arquivo Jornal Metas/


Já é tradição: todos os anos, no fim do mês de maio, centenas de laçadores se reúnem em Gaspar para participar do Rodeio Crioulo Interestadual, promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Coração do Vale. Este ano, porém, a cena não irá se repetir - pelo menos não na data prevista, entre os dias 21 e 24 de maio. Isso porque, devido à pandemia do novo coronavírus, eventos com aglomeração de pessoas estão temporariamente suspensos. O patrão do CTG Coração do Vale, José Alfredo de Souza e Silva, explica que, pelo menos até o dia 30 de junho, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) não dará autorização para a realização de nenhum rodeio em Santa Catarina, assim como em outros estados.

"Vamos esperar até esta data para, então, decidir se vamos ou não ter condições de realizar o rodeio ainda neste ano na cidade. É um evento com uma estrutura muito grande, que é organizado sempre com meses de antecedência", justifica. De acordo com o patrão, o rodeio de 2020 começou a ser organizado em janeiro. "Estava tudo bem encaminhado", diz. O rodeio do CTG Coração do Vale é um dos maiores eventos de Gaspar. No ano passado, cerca de 700 laçadores participaram das disputas, reunindo, em quatro dias, um público entre 15 mil e 20 mil pessoas.

A realização ou não do rodeio em 2020 ainda é incerta, mas outro grande evento promovido em Gaspar anualmente já está definido que não acontecerá neste ano. Trata-se da 35ª edição do Festival Brasileiro de Aeromodelismo (Fesbraer), que deveria ter colorido o céu da cidade entre os dias 1º e 3 deste mês. Devido à pandemia da COVID-19, a organização decidiu cancelar o evento de 2020. "Seria uma edição muito especial e, inclusive, a Esquadrilha da Fumaça já havia confirmado presença. O evento costuma reunir pilotos de vários países. Então, pelo bem e segurança de todos, entendemos ser mais prudente deixar a comemoração para o próximo ano. Além disso, não há uma perspectiva de quando a situação voltará à normalidade ", explica o presidente do Clube Asas do Vale, Rafael Eduardo Scharf. Entretanto, a nova data do 35º Fesbraer já está definida: o evento será entre os dias 21 e 25 de abril de 2021.

Festa de São Pedro

A realização da tradicional Festa de São Pedro Apóstolo, maior evento religioso de Gaspar, também segue indefinida. Todos os anos, a confraternização é promovida no fim do mês de junho. "Para tomarmos uma decisão, dependemos das definições do governo do Estado e também da Diocese de Blumenau. Por enquanto, não temos nada definido sobre a festa", ressalta a coordenadora do Conselho Pastoral da Comunidade (CPC), Rose Borba.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |