| ASSINE | ANUNCIE
OBRA

Complexo Cristo Rei vai ganhar novo espaço

13 Setembro 2018 14:17:00

Projeto terá início com a demolição de um dos prédios

A obra do Passeio São Pedro, que será erguido no Complexo Cristo Rei, no Centro de Gaspar, deve sair do papel nos próximos dias. Nesta semana, foram feitas as últimas mudanças e adaptações no projeto e agora os trabalhos no local já podem começar. A área pertence à Paróquia São Pedro Apóstolo e a nova edificação será construída no espaço onde hoje funciona um estacionamento para veículos, além do espaço de bebidas e churrasqueira, utilizados durante a tradicional festa do padroeiro. Por isso, o primeiro passo será a demolição dessa construção, que deve acontecer na próxima semana se o tempo colaborar. Já o início da construção está previsto para outubro e a expectativa é que ela seja finalizada em sete meses. O objetivo, segundo o pároco, frei Paulo Moura, é que a Festa de São Pedro de 2019 já seja realizada na nova estrutura.

"É uma obra ousada, futurista e moderna, assim como foi a construção da nossa Igreja Matriz. O novo prédio é uma necessidade, pois a atual estrutura está com as condições físicas comprometidas e iria precisar de grandes melhorias", ressalta frei Paulo. Ele explica que o projeto também tem a intenção de beneficiar a comunidade em geral, tornando-se um espaço de lazer para as famílias e também para a realização de eventos, reuniões e formações da paróquia. "É um espaço que encontra-se no coração de Gaspar. A cidade merece uma obra como esta", defende.

 

Kássia Dalmagro/Jornal Metas/

Divulgação/

 

De acordo com frei Paulo, o projeto do Passeio São Pedro começou a ser discutido ainda em 2016 mas foi somente em julho do ano passado que a ideia foi amadurecida. Para pensar e elaborar as mudanças, uma comissão foi formada com integrantes do Conselho Pastoral Paroquial (CPC), empresários, profissionais técnicos e voluntários da comunidade. "É importante frisar que este é um projeto comum e que esta união é o que torna possível sua execução", afirma.

O projeto foi feito pela equipe da FG Empreendimentos e prevê a construção de um prédio de quatro pisos, sendo um deles subsolo. A construção, de 5.965m², irá contemplar espaços para a instalação de lojas, praça de alimentação, auditório e salas de reuniões. No local, será possível realizar eventos para até 250 pessoas. Além disso, também está prevista toda a revitalização do Salão Cristo, que será ligado ao novo prédio por uma passarela.

Voluntária há quase 60 anos na Festa de São Pedro, Lídia Nagel,de 76 anos, ressalta a importância da obra. Segundo ela, as melhorias são fundamentais. "A obra não será importante apenas para os dias de hoje, mas também para o futuro. O Passeio de São Pedro trará mais conforto e segurança à comunidade. Nosso espaço atual já não atende mais as demandas da paróquia".

Etapas

As obras, porém, serão executadas em etapas. A prioridade será construir o prédio, para depois executar a passarela e reforma do salão, bem como os detalhes da parte externa. Conforme explica o tesoureiro do CPC, José Antonônio da Costa, ainda não há previsão para a conclusão total da obra. Os valores também não foram repassados. "Primeiro vamos construir o prédio e, para isto, já temos os recursos necessários. A ideia é dar sequência aos trabalhos conforme a arrecadação das verbas. Não podemos prejudicar o orçamento da paróquia", ressalta. A demolição da atual edificação será feita pela equipe da secretaria de Obras e alguns materiais, como madeira e telha serão utilizados para a construção de uma garagem, para proteger maquinários. 

A obra

Subsolo

- Estacionamento para veículos;

- Elevador.

Pavimento térreo:

- Salas comerciais;

- Praça central;

- Elevador;

- Banheiros. 

Outros pavimentos:

- Salas comerciais;

- Salão para convenções;

- Elevador;

- Banheiros;

- Passarela 

Imagens


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620