| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
INCLUSÃO

Começam as Olimpíadas das Apaes de SC

06 Agosto 2018 12:17:22

Gaspar foi a cidade escolhida para sediar a competição

Redação Jornal Metas
IMG_2055_site.jpg
Foto: Alexandre Melo/Jornal Metas
Jogos tiveram início na manhã desta segunda-feira (6)

A semana começou com disputas em Gaspar: até a quinta-feira (9), a cidade será sede da 21ª Olimpíada das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Catarina. Os jogos tiveram início na manhã desta segunda-feira (6) e serão realizados na sede da Apae, na capela Santa Terezinha, na Associação da Bunge, no ginásio João dos Santos, nas escolas Frei Godofredo e Ivo D`Aquino, na Sociedade Gasparense e no Bela Vista Country Club. Além disso, alguns jogos serão no Sesi e no Clube de Caça e Tiro Blumenauense, em Blumenau. Cerca de mil atletas de 17 delegações estão participando das disputas nas modalidades de handebol, natação, bocha paralímpica, futsal, atletismo, bocha Rafa Vollo, tênis de mesa e basquetebol. Os jogos podem ser conferidos pelo público em geral (veja programação abaixo). 

Uma das delegações presentes na Olimpíada é a da região Oeste. A equipe, formada por 51 pessoas, entre atletas e equipe de apoio, percorreu mais de 600Km para participar dos jogos. O fisioterapeuta da delegação, Ruben Fernando Cambruzzi, ressalta a importância da competição para os alunos das Apaes. "O vínculo destes estudantes com o esporte é muito importante pois é uma forma efetiva de inclusão. Eles vem para competir e aqui eles são as estrelas e se sentem valorizados. Nosso objetivo é que os alunos retornem para casa com medalha, nem que seja de participação", ressalta. Além disso, Rubem lembra que durante a Olimpíada os atletas podem conhecer novos lugares e fazer novas amizades.    

Mesma opinião tem o professor Pedrinho Machado, que veio acompanhar a delegação da Região Carbonífera. "Apesar deles se preparem e treinarem para a competição, o objetivo principal não são os troféus. Incentivamos a participação dos alunos pois a olimpíada contribui para o desenvolvimento e indenpendência deles. É uma forma de socialização e de mostrarmos para a sociedade que eles também são capazes", afirma.    

A solenidade de abertura do evento, organizado pela equipe da Apae de Gaspar, foi realizada na noite de domingo (5), no ginásio João dos Santos. "Vale lembrar que é uma competição e não apenas uma confraternização entre as entidades. Os campeões de cada modalidade irão representar Santa Catarina nas Olimpíadas Nacionais”, ressalta o presidente da Apae de Gaspar, Rogério Alves de Andrade.

Ele disse que a entidade recebeu o convite da Federação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais para sediar o evento em abril deste ano e decidiu aceitar o desafio. “Foram três meses de trabalho árduo para organizar tudo mas tenho certeza que irá valer a pena. Além de divulgarmos Gaspar para todo estado, a olimpíada é um evento muito importante para os alunos das Apaes. Além de contribuir para o desenvolvimento dos particpantes, a competição é uma forma deles exercerem seu direito de participar ativamente da sociedade”, ressalta.

A participação para os atletas é totalmente gratuita - ou seja, despesas como deslocamento, alimentação e hospedagem são todas custeadas pela organização. “Tivemos o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e prefeitura de Gaspar, além da parceria de iniciativas privadas”, afirma o presidente. 

Programação

De manhã, os jogos iniciam às 8h e, à tarde, às 13h30min. 

Segunda-feira (6)
Handebol (matutino e vespertino) - ginásio João dos Santos (bairro Poço Grande)
Natação (vespertino) - Sesi (Blumenau)
Futsal (matutino e vespertino) - Associação da Bunge (bairro Poço Grande)
Bocha Rafa Vollo (matutino e vespertino) - Bela Vista Country Club (bairro Bela Vista) e Clube Blumenauense de Caça e Tiro (Blumenau)
Basquetebol (matutino e vespertino) - Escola Ivo D`Aquino (bairro Coloninha)

Terça-feira (7)
Bocha Paralímpica (vespertino) - Apae de Gaspar (bairro Santa Terezinha)
Futsal (matutino e vespertino) - Associação da Bunge (bairro Poço Grande)
Atletismo (vespertino) - Sesi)
Bocha Rafa Vollo (matutino e vespertino) - Bela Vista Country Club (bairro Bela Vista) e Clube Blumenauense de Caça e Tiro (Blumenau)
Tênis de mesa (vespertino) - Sociedade Gasparense (bairro Coloninha)

Quarta-feira (8)
Bocha Paralímpica (vespertino) - Apae de Gaspar (bairro Santa Terezinha)
Futsal (matutino e vespertino) - Associação da Bunge (bairro Poço Grande)
Atletismo (vespertino) - Sesi (Blumenau)
Bocha Rafa Vollo (matutino e vespertino) - Bela Vista Country Club (bairro Bela Vista) e Clube Blumenauense de Caça e Tiro (Blumenau)
Tênis de mesa (matutino e vespertino) - Sociedade Gasparense (bairro Coloninha)

Quinta-feira (9)
Bocha Paralímpica (matutino) - Apae de Gaspar (bairro Santa Terezinha)
Futsal (matutino) - Associação da Bunge (bairro Poço Grande)
Bocha Rafa Vollo (matutino) - Bela Vista Country Club (bairro Bela Vista) e Clube Blumenauense de Caça e Tiro (Blumenau)


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |