| ASSINE | ANUNCIE

Lixo

Coleta de lixo é regularizada

18 Abril 2017 19:07:33

Serviço estava suspenso desde o ano passado

Redação Jornal Metas
DSC_0007.JPG
Foto: Divulgação-PMG
Coleta seletiva será realizada pela mesma empresa da coleta convencional

Após o Jornal Metas noticiar, em sua edição 1402, a falta do serviço de coleta seletiva de lixo no município, a Prefeitura tratou de dar uma rápida solução para o problema. O Samae anunciou, no início desta semana, a retomada da coleta em toda a cidade em caráter definitivo. De acordo com a direção do órgão, a licitação para execução dos serviços de coleta convencional e seletiva, bem como a destinação dos resíduos recicláveis, foi realizada com sucesso, sendo a empresa Transólido Transportes de Resíduos a vencedora da licitação. 
Diferentemente do que vinha acontecendo nas gestões anteriores, apenas uma empresa ficará responsável pelos serviços de coleta convencional e seletiva, facilitando o acompanhamento dos trabalhos pelo Samae. 
De acordo com o diretor-presidente da autarquia, José Hilário Melato, o novo contrato vai gerar economia para o município. “Estamos confiantes que este novo formato de contratação nos trará benefícios econômicos, mesmo que as coletas sigam independentes, o contrato com apenas uma empresa prestadora dos serviços facilitará a gestão e fiscalização dos serviços pelo município”, explica.   
Segundo o Samae, a frequência da coleta seletiva será de uma vez por semana em cada bairro e seguirá o cronograma anterior à suspensão do serviço. Um folheto com o cronograma de atendimento e reforçando para a importância da coleta seletiva deverá ser distribuído aos moradores
Contrato Emergencial
Em meados de novembro de 2016, a empresa Reciclar, que realizava a compra e a triagem de resíduos recicláveis provenientes da coleta seletiva de Gaspar, comunicou ao Samae que iria  interroper o serviço, quebrando o contrato em vigência.
Por não haver uma segunda classificada na licitação e nem tempo hábil para iniciar um novo processo de contratação ainda no ano passado, o Samae teve que suspender o serviço de coleta seletiva, fazendo com que a empresa contratada em caráter emergencial para coleta convencional também recolhesse os materiais recicláveis, porém, o serviço não vinha sendo feito corretamente, o que gerou muitas reclamações por parte da comunidade.

Cronograma da coleta seletiva por bairros

 DIA                        TURNO               ROTA

Segunda-feira          Manhã                Margem Esquerda Localidade Sertão Verde

                              Tarde                  Sete de Setembro (Rua Itajaí até o Ginásio Municipal)

Terça-feira               Manhã                Gasparinho;  Gaspar Grande (incluindo Rua Prefeito Leopoldo Schramm); Gaspar Mirim (COHAB)

                              Tarde                  Alto Gasparinho; Gaspar Alto e Central;Gaspar Mirim (Incluindo Rua São Bento, Rua Fausto Dagnoni e transversais)

Quarta-feira             Manhã                Arraial D’Ouro; Lagoa; Localidade Morro Grande; Localidade São Pedro; Poço Grande

                              Tarde                  Belchior Alto; Belchior Central; Belchior Baixo

Quinta-feira             Manhã                Coloninha; Localidade Guaruba; Figueira; Localidade Águas Negras

                              Tarde                   Bela Vista

Sexta-feira              Manhã                 Bateias; Barracão; Localidade Óleo Grande; Santa Terezinha (lado direito sentido Gaspar-Brusque)

 

                             Tarde                   Centro; Comunidade Bom Jesus; Macucos; Santa Terezinha (Lado esquerdo sentido Gaspar-Brusque).

 

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620