| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
INFRAESTRUTURA

Bolsonaro promete BR-470 duplicada para 2021

Presidente fez essa declaração durante encontro com o Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília


A intenção é liberar mais 13 quilômetros de rodovia duplicada ainda este ano / Foto: Arquivo Jornal Metas /

Quinze deputados e três senadores catarinenses ouviram do presidente, Jair Bolsonaro, que a duplicação da BR-470 vai estar concluída até 2021. A obra é considerada a prioridade número um do governo federal em Santa Catarina. A promessa foi feita durante café da manhã, na quinta-feira (15), em que o presidente recebeu, no Palácio Alvorada, em Brasília, a bancada catarinense na Câmara dos Deputados, liderada pelo Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB), e os três senadores por Santa Catarina: Esperidião Amin (PP), Jorginho Mello (PL) e Dário Berger (MDB). O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrando, também participou. O único parlamentar ausente foi o deputado petista Pedro Uczai. O encontro, previsto para cerca de 1 hora, acabou extrapolando no tempo. Foram quase duas horas de conversas.  

O presidente deu a palavra para que cada deputado e senador apresentasse seus pleitos. Houve uma cobrança unânime com relação à duplicação da BR-470, mas outras demandas na área da infraestrutura também entraram na pauta, tais como as obras da BRs-285, 280 e 163, além do contorno viário de Florianópolis. O presidente cobrou do ministro de Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, a quem chamou, em tom de brincadeira, de "São Tarcisio", o andamento das obras de mobilidade em Santa Catarina. O presidente reafirmou que a BR-470 é a prioridade do governo federal neste momento em Santa Catarina.

O deputado Peninha classificou o encontro como um marco. "Nunca antes ocorreu uma reunião tão aberta entre o presidente da República e os deputados e senadores catarinenses. Foi extremamente proveitosa". O deputado disse que foi apresentado ao presidente números que mostram Santa Catarina em desigualdade em relação a outros estados. "Hoje, o nosso estado é o quinto da federação que mais arrecada impostos para a União, porém, é apenas o 21º em retorno de investimentos". Peninha também lembrou ao presidente que dos 16 deputados catarinenses, 15 votaram a favor da Reforma da Previdência. O deputado também destacou que o ministro da Infraestrutura conhece bem a realidade atual de Santa Catarina, porque quando aqui esteve em junho para liberar o primeiro trecho duplicado da BR-470, conheceu as principais demandas: a conclusão da BR-470, o contorno viário de Florianópolis, o aeroporto da capital e as obras da BRs 280, 163 e 282.

O ministro Tarcísio também considerou a reunião bastante produtiva e garantiu que o presidente Bolsonaro dará prioridade para as obras de infraestrutura em Santa Catarina. "Foi um estado que o acolheu e votou maciçamente no presidente. Ele tem essa responsabilidade para com Santa Catarina", enfatizou. Sobre a BR-470, Tarcisio disse que a ideia é liberar mais 13km duplicados até o final deste ano e, a partir de 2020, priorizar os trechos 3 e 4, que vão de Blumenau a Indaial. "Vamos atuar forte nos principais trechos dos lotes 1 e 2, até Gaspar, e, a partir de 2020, concentrar esforços nos lotes 3 e 4, onde é preciso agilizar as desapropriações e executar as obras do viaduto da Mafisa e do trevo de acesso a Pomerode". O ministro concluiu afirmando que a previsão é finalizar os 73 quilômetros de duplicação da rodovia até o final de 2021. Ele também disse que o governo vai trabalhar para manter o fluxo de recursos para as obras das BRs 285 e 280 e garantir no orçamento do próximo ano a emenda parlamentar da bancada catarinense para a retomada das obras da BR-282.

Integrante da bancada catarinense do Sul do Estado, a deputada Geovania de Sá (PSDB) comemorou a boa notícia de que as obras da BR-285, que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul por meio da Serra da Rocinha, serão retomadas e finalizadas até 2020. Segundo ela, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Tarcisio prometeram empenhar mais R$ 12 milhões para concluir praticamente 90% da obra ainda este ano. "Os 10% restantes da obra vão ficar para o ano que vem", informou a deputada. O encontro encerrou com o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrando, entregando ao presidente o convite para que visite a Oktoberfest, no mês de outubro. O presidente, que já esteve na festa na época em que era deputado federal e, inclusive, chegou a desfilar na Rua XV de Novembro, confirmou a presença.


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |