| ASSINE | ANUNCIE
CIDADANIA

Apae na Semana da Autodefensoria

10 Julho 2018 18:30:55

Ação visa oportunizar direitos iguais para os deficientes

Redação Jornal Metas
IMG_0086.jpg
Foto: Kássia Dalmagro/Jornal Metas
Atividades tiveram início na segunda-feira (9), com a apresentação de uma peça teatral

Até a sexta-feira (13), estudantes e colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Gaspar estarão mobilizados nas atividades da Semana da Autodefensoria. O objetivo da ação, que acontece simultaneamente em todas as entidades de Santa Catarina, é lutar pelos direitos da pessoa com deficiência e oportunizar a elas a autodefesa. Em Gaspar, as atividades tiveram início na manhã de segunda-feira (9), com a apresentação de um teatro, encenado por professores. Na peça, os educadores mostraram o quanto o apoio da família e profissionais da saúde e educação é fundamental para o desenvolvimento da pessoa com deficiência. 

Conforme explica a coordenadora pedagógica da Apae de Gaspar, Maria Aparecida Lopes Cerqueira,  as atividades da semana estão sendo realizadas junto às famílias e comunidade em geral, para reforçar a ideia de que é necessário incentivar as pessoas com deficiência intelectual a realizarem independentemente as atividades do dia a dia. “Eles precisam expor suas opiniões sobre seus próprios interesses, participando efetivamente das decisões familiares, demonstrando autonomia”, afirma. 

E, para levar à comunidade o conceito de que estas pessoas são capazes, algumas atividades foram programadas. Na manhã desta quarta-feira (11), os alunos da Apae de Gaspar irão visitar a prefeitura e participarão de uma caminhada pelo Centro da cidade, visitando alguns estabelecimentos comerciais. À tarde, a ação se repete no bairro Santa Terezinha e, na quinta-feira (12), serão realizadas visitas em algumas escolas. A programação encerra na sexta-feira (13), quando será realizado na entidade um debate com um psicólogo, abordando o tema “Atividade e Sexualidade da pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla”. À tarde, estão programadas visitas a Centros de Desenvolvimento Infantil (CDI) e unidade de saúde. “Queremos que as pessoas com deficiência sejam vistas como seres humanos, que sejam respeitadas e valorizadas. Precisamos acabar com a ideia de que são coitadinhos”, defende Maria Aparecida. 

Participação
Presente na abertura da Semana da Autodefensoria, o presidente da Apae de Gaspar, Rogério Alves de Andrade, ressaltou a importância da ação. “Cada vez mais os alunos precisam ser ouvidos. Nem sempre o que acreditamos ser o melhor para eles é o que eles realmente querem ou precisam”, disse. Por isso, o presidente disse que representantes dos alunos passarão a participar da reunião de diretoria da entidade. “Eles poderão contribuir com sugestões, ideias e reclamações”, garantiu. 
A Semana da Autodefensoria sempre elege representantes - os autodefensores - que, neste ano, são os alunos Moacyr Luiz Filagrana Júnior e Giane Aparecida Zambon Montanari. Eles estão aproveitando a oportunidade para divulgar as Olimpíadas Estaduais, que serão realizadas na Apae de Gaspar em agosto.   


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620