| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
DEFICIÊNCIAS

Agosto Laranja quer conscientizar

Durante o mês de agosto, atividades chamarão a atenção para o assunto


Lançamento oficial da campanha aconteceu na sexta-feira (9) / Foto: Divulgação/

Na sexta-feira (9) aconteceu em Gaspar o lançamento da campanha "Agosto Laranja" - iniciativa que tem como objetivo prevenir, alertar, informar e conscientizar a população sobre a deficiência em todos os seus graus. Durante todo o mês, os alunos e professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) estarão realizando ações especiais.

As ações já acontecem desde o início do mês nas unidades do município. A APAE promove a Maratona Especial, uma gincana de integração entre as escolas. Dez instituições se inscreveram, entre elas estão as escolas Zenaide Schmitt Costa, Ivo D'Aquino, Colégio Uni, IFSC, Madre Francisca Lampel, Vitório Anacleto Cardoso, Ferandino Dagnoni, Luiz Franzói, Arnoldo Agenor Zimmermann e Professora Dolores Krauss. As atividades circundam temas culturais, sociais, esportivos e educacionais e irão até o dia 28 de agosto. Após a última prova serão definidas as pontuações e classificações finais, a premiação terá troféus de 1º, 2º e 3º lugar.

Será realizado durante o mês nas intuições o desenvolvimento da Maratona Especial, palestras, criação de paródia e fotos com o tema da campanha, provas práticas e algumas surpresas. Na sede da APAE, no Bairro Santa Terezinha, os representantes da instituição continuarão com a panfletagem e as orientações a comunidade. 

Finalizando o mês laranja, a APAE promove duas ações no dia 31. As 8h acontece a primeira edição da "Inclusão Off Road", um passeio com carros 4x4 nas vias públicas de Gaspar, envolvendo toda a comunidade. A passeata tem como ponto de partida e chegada a Arena Multiuso, no Bairro Margem Esquerda. Para fechar o dia, após o passeio acontecerá a feijoada da APAE, as pulseiras estão sendo vendidas por R$ 30 na sede da instituição, na loja Xodó Som, Te Contei Lanches e escolas integrantes da Maratona Especial, além de acontecer à venda no dia da feijoada. O evento serve para arrecadar fundos para a instituição e ajudar os alunos da APAE. 

O objetivo central da campanha é alertar e conscientizar a população da relevância e a necessidade da prevenção de deficiências. O presidente da APAE de Gaspar, Rogério Alves de Andrade, comenta que a informação e os cuidados na gravidez podem evitar grande parte dos nascimentos com deficiência. "Em Santa Catarina são aproximadamente 20 mil alunos deficientes e com a prevenção poderíamos ter evitado cerca de 80% dos casos", explica Andrade. "Por isso, focamos a nossa campanha em ações que informam a população, principalmente as gestantes, sobre os cuidados que se deve ter nesse momento tão frágil", concluí o presidente. 

Em Gaspar, entrou em vigor no ano passado a Lei 03.924 que instituiu o Agosto Laranja e resultou na campanha. O prefeito Kleber Wan-Dall salienta o valor da campanha e reforça a necessidade de mais visibilidade. "O Agosto Laranja mostra um trabalho que é feito de forma continua e permanente pelos bons profissionais da APAE de Gaspar. Sem dúvida, ações como essas abrem os olhos da população e ajudam a evitar casos futuros", destaca.


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |