| ASSINE | ANUNCIE


Crise

A realidade em treinamento

15 Maio 2018 18:58:52

Desde terça-feira (15), Gaspar é uma das quatro cidades participantes do Simulado de Resposta a Desastres

Redação Jornal Metas
IMG_43971.jpg
Foto: Ivan Luchtemberg/Jornal Metas
A montagem da balsa para transporte de viatura foi considerado um sucesso pelas equipes

Desde o meio-dia de terça-feira (15), representantes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) de Gaspar estão em alerta e mobilizados para o Simulado Integrado de Resposta a Desastres. O treinamento, organizado pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e Exército Brasileiro, acontece paralelamente nas cidades de Blumenau, Pomerode e Itajaí. Ou seja, é como se estes quatro municípios estivessem passando por uma situação de crise, neste caso uma grande enchente. O simulado teve início com o envio de alertas sobre chuvas intensas e riscos de deslizamentos. Em Gaspar, as ações serão realizadas até o meio-dia de quinta-feira (17), quando o Posto de Comando, montado no auditório da prefeitura, será desmobilizado.

Conforme explica o Superintendente de Defesa Civil de Gaspar, Rafael Araújo de Freitas, as quatro cidades estariam enfrentando uma grave situação e solicitado apoio à Defesa Civil do estado. Esta, por sua vez, pediu a ajuda do governo federal, que enviou à região centenas de militares do Exército Brasileiro. “Estamos agindo como se a situação fosse real. Teremos plantão 24 horas no Posto de Comando e abriremos novas linhas para o 199, telefone de emergência da Defesa Civil”, acentua. Segundo Rafael, além do atendimento às ocorrências, também serão montadas cestas básicas e separadas as roupas e calçados arrecadados com a Campanha do Agasalho. “A intenção é simular toda a logística que acontece quando a crise é real”, informa.

O simulado conta ainda com a participação do Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar e os chamados estão sendo provocados pelos órgãos responsáveis pelo simulado. “Esta é a primeira vez que a região recebe um simulado desse porte e é uma importante oportunidade para treinarmos nossa equipe para, quando for necessário, dar o melhor atendimento à comunidade”, ressalta.

O major João Ricardo Ibanhes, do 14º Batalhão de Florianópolis, que representa o Exército Brasileiro nas atividades em Gaspar, explica que o simulado está contando com a participação de aproximadamente 700 militares, de várias cidades, como Tubarão, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Porto União e Curitiba (PR). “Desde 2013, o Exército Brasileiro possui o Fundo de Ajuda Humanitária e esta experiência doutrinada é fundamental para que possamos nos adaptar ao apoio que precisa ser dado nestes momentos”, destaca. 

Na prática
Na terça-feira (15), a ocorrência de maior destaque registrada em Gaspar foi o resgate de algumas pessoas que estariam ilhadas na margem esquerda da cidade. Para isso, foi acionado a equipe do Exército. A ação simulada aconteceu por volta das 15h, no rio Itajaí-Açu, no bairro Bela Vista. Para chegar até a margem do rio, os militares acessaram a rua Bruno Celso Zimmermann e a intenção era montar uma espécie de balsa, para transportar as viaturas até a outra margem e poder chegar até os moradores. Cerca de 12 militares do Batalhão de Engenharia de Porto União participaram do trabalho, que durou aproximadamente uma hora e meia. Primeiro, foram lançados dois barcos no rio e, em seguida, três módulos - cada um de uma vez. Este módulos foram fixados lado a lado e formaram a balsa, que foi guiada pelos barcos. Até quinta-feira (17), outras ações similares devem ocorrer no município. 

O comandante do Corpo de Bombeiros de Gaspar, tenente Jeferson Luiz Machado, enalteceu a importância do simulado. “O treinamento de capacitação continuada é primordial e a ação integrada é ainda mais importante, pois assim tomamos ciência da competência de cada órgão e como podemos auxiliá-los”, disse. O comandante da PM em Gaspar, tenente Joaquim Soares de Lima Neto, lembrou que Gaspar é uma cidade com histórico de crises, como a tragédia climática de 2008. “Por isso é importante que os órgãos de segurança estejam capacitados e integrados”, finaliza.

Imagens

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620