| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
RELIGIÃO

Gaspar reverencia São Pedro Apóstolo

01 Julho 2019 14:11:00

Os cinco dias de festa foi de muito movimento na igreja e no Salão Cristo Rei

Alexandre Melo



São Pedro, mais uma vez, não falhou e a 169ª edição da festa do padroeiro - o mais antigo evento religioso do Vale do Itajaí - terminou como começou; isto é, com muito sol e até um calor fora de época. O clima agradável ajudou a levar um grande público - católicos ou não - ao Salão Cristo Rei, localizado aos pés da majestosa sexagenária Igreja matriz São Pedro Apóstolo.Foram cinco dias de celebrações religiosas e de festa popular. O domingo, último dia da Festa de São Pedro, começou com a procissão náutica, que conduziu a imagem do padroeiro pelas águas do rio Itajaí-Açu. A procissão foirecebida com muita festa pela multidão que aguardava dentro e fora da igreja matriz.

A celebração, também chamada de Missa dos Festeiros, teve início com a entrada na igreja dos mais de 130 festeiros e da imagem do padroeiro, acompanhados do bispo Dom Rafael Biernask, do pároco Frei Paulo Moura; do guardião da fraternidade Franciscana São José e Vigário Paroquial, Frei Carlos Ignácia; do Vigário Paroquial, frei Aldolino Bankhardt; do diácono Pedro Schmidt, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - de Gaspar - e de toda a equipe da celebração que durou cerca de duas horas.A celebração foi enriquecido com a presença do Coral Santa Cecília e do Coral da Igreja Luterana de Blumenau.



Em sua homilia, Dom Rafael agradeceu ao santo protetor. "São Pedro nós temos que te agradecer. Jesus pediu que tu cuides de nós como as ovelhas do Senhor. Pedro muito obrigado pelas ovelhas cuidadas, que somos nós! Tu foste capaz de compreender a fidelidade por Deus e nos transmitistes esta fidelidade. Deus te pague! Obrigado pelo teu poder, pelo teu amor e por tua luz. Viva São Pedro!", concluiu o bispo.

Frei Paulo também agradeceu, pelo clima perfeito de festa. "É impressionante a graça e a bênção de Deus favorecendo a boa participação de todo o povo nas celebrações religiosas e nos festejos populares. Somos muito gratos a Deus. Queremos agradecer também a Dom Rafael, que aceitou o nosso convite nesses três dias como pregador do tríduo e nos encantou com suas palavras inspiradoras", afirmou o pároco de São Pedro Apóstolo. Ele agradeceu ainda aos confrades, aos festeiros e a todas as pessoas envolvidas na organização da Festa de São Pedro Apóstolo, e encerrou: "Que Deus nos abençoe a todos, aos conselhos das nossas comunidades e respectivamente às pastorais, aos movimentos e aos grupos da nossa paróquia. Sem vocês esta festa não seria possível". Terminada a celebração, o bispo e os frades da paróquia, se dirijiram ao Salão Cristo Rei e ao Passeio São Pedro (ainda em construção), para fazer a tradicional bênção dos setores da festa. Os festejos prosseguiram com almoço, roda da fortuna, brinquedos infantis, leilão do gado, apresentação da banda São Pedro.


Imagens


JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |