| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
A HISTÓRIA

Exposição comemora dez anos das agendas do JM

Em 25 imagens fotográficas, Jornal Metas traz um resumo dos temas abordados em suas agendas



Aberta oficialmente a exposição fotográfica "Gaspar na Agenda do Dia", organizada pelo Jornal Metas, que se aproxima de completar 20 anos de circulação. A mostra, em exibição no espaço Norte Mais, no Norte Shopping, em Blumenau, traz 25 imagens que retratam os dez anos das Agendas do JM, sendo oito deles abordando temáticas como a fauna e flora da região, atrativos turísticos e, o principal, a história de Gaspar. O evento de abertura contou com a presença de autoridades, entre elas o Diretor de Turismo da Prefeitura de Gaspar, Norberto Mette, no ato representando o prefeito Kleber Wan-Dall; o delegado da Comarca de Gaspar, Bruno Effori; o comandante da Polícia Militar de Gaspar, major Pedro Carlos Machado Junior, do ex-prefeito Adilson Schmitt; da superintendente de saúde, Lisandra Junges, representando o secretário Municipal de Saúde, Roberto Pereira; e o secretário de Planejamento Territorial, Alexandre Gevaerd. Prestigiaram também o evento a pesquisadora Leda Maria Baptista, responsável por reunir, catalogar, atualizar e preservar o acervo histórico de Gaspar e o fotógrafo, Luiz Eduardo Schramm, que realizou o trabalho de digitalização e restauração de várias imagens hoje existentes no arquivo e que foram publicadas nas agendas do JM, além de empresários, convidados e equipe do Jornal Metas.

Primeiro a falar, o diretor do Jornal Metas, José Roberto Deschamps, lembrou da semente que foi plantada há oito anos, quando a primeira agenda temática foi produzida. "Como falar do passado se uma agenda trata de coisas que você ainda vai fazer. Por isso, que a gente diz que as agendas do Metas até são agendas, mas que também servem para levar o conhecimento". Beto, como é conhecido, agradeceu ao Norte Shopping a oportunidade dada para que o Jornal Metas pudesse trazer um pouco da história de Gaspar aos moradores de Blumenau e de outras cidades do Vale. Ele também agradeceu aos patrocinadores da exposição, que acreditaram no projeto e apoiaram essa iniciativa cultural.

O editor chefe do Jornal Metas, jornalista Alexandre Melo, responsável por coordenar a parte editorial das agendas, se disse um apaixonado por tudo que remete ao passado. "Acredito que muitas das respostas para o que acontece nos dias atuais nós conseguimos conhecendo a história. Neste trabalho das agendas temáticas eu aprendi muito da história de Gaspar e me apaixonei ainda mais pela força e determinação do povo que deu os primeiros passos para o crescimento e desenvolvimento dessa terra".

Na sequência, falou o gerente de Marketing do Norte Shopping, Alessandro Assunção, que lembrou que a ideia da exposição nasceu quase por acaso. "O Beto veio até o shopping conversar sobre outra pauta e acabamos chegando à agenda. Achei a proposta muito boa e convidei o Jornal Metas a expor no shopping esse material da agenda. Sem dúvida, é um belíssimo trabalho e que terá muito visibilidade aqui no Norte Shopping", afirmou Alessandro, que ainda parabenizou toda a equipe do Jornal Metas pela iniciativa.

Turismo da prefeitura de Gaspar, Norberto Mette, que destacou a relevância de um trabalho como este do Jornal Metas. Ele lembrou que muita gente de Blumenau, sua cidade natal, o questionou quando ele disse que assumiria uma carga na área do turismo em Gaspar. "Hoje, essas pessoas que me questionaram deveriam estar aqui, para ver essa bela demonstração de preservação da história, que não deixa de ser uma das formas de se atrair turistas".

Em seu discurso, o fotógrafo, Luiz Eduardo Schramm, comparou as imagens que eram feitas no passado e a tecnologia que hoje facilita os registros fotográficos, porém, alertou. "Se vocês querem efetivamente preservar uma imagem como um documento histórico tratem de reproduzi-la em papel, como era feito antigamente, pois a tecnologia avança a uma velocidade tamanha que pode ser que daqui a alguns anos essa mesma tecnologia usada hoje se torne obsoleta a tal ponto que não se possa mais acessar o seu conteúdo. Em papel, vocês terão a garantia de que se trata de um documento histórico, como são muitas das imagens dessa exposição, feitas há 60, 70, 80 anos... de maneira despretensiosa pelas famílias da época". Fechando o cerimonial, a pesquisadora gasparense Leda Maria Baptista fez um breve relato do trabalho, que começou há 30 anos, quando ela começou a ir de porta em porta nas casas das famílias mais antigas de Gaspar na busca de documentos e imagens que pudessem remontar a história de Gaspar. Ela fez questão de ressaltar que esse seu projeto teve o apoio da Fundação Godofredo, da empresa Círculo S.A. Todavia, depois de montar o arquivo histórico, dona Leda admite que imaginava esse rico acervo mais bem aproveitado. "Mas, o tempo passou, eu segui outros caminhos profissionais e o arquivo foi ficando, ameaçado pelo pó, as traças e os cupins. Foi, então, que começaram a surgir, nos últimos anos, algumas iniciativas que me deram um novo alento, entre elas esse trabalho das agendas do Jornal Metas, e agora, no atual governo, a criação do Arquivo Histórico de Gaspar. Eu e a equipe estamos trabalhando para atualizar e catalogar novamente todo o material, que irá compor o Arquivo Histórico de Gaspar. Vocês não imaginam a minha satisfação em ver que o trabalho não foi em vão, que a história de Gaspar está salva e preservada", concluiu.

Serviço

O quê: Exposição Fotográfica "Gaspar na Agenda do Dia";

Onde: Espaço Norte Mais / Norte Shopping Blumenau;

Visitação: de 30 de abril a 19 de maio;

Horário: 10h às 22h ;

Entrada: Gratuita.

Imagens


JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |