| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
RECORDE

SC com a bola nos pés

'O Rei das Embaixadinhas', que percorre o Estado de ponta a ponta, esteve em Gaspar


Martinho precisa da ajuda da comunidade para atingir o recorde / Foto: Alexandre Melo - Jornal Metas/

Martinho Eduardo Orige é só para os mais chegados. Nas ruas ele é conhecido como o "Rei das Embaixadinhas". Popularidade que atravessou fronteiras, já que o ex-jogador de futebol nascido em Araranguá, no sul do Estado, é o único catarinense a figurar no Guiness Book, o livro dos recordes, como a pessoa que mais tempo fez embaixadinhas.

Nesta terça-feira (27), ele passou por Gaspar. Veio do bairro Bela Vista até o Coloninha com a bola nos pés. Uma viatura da Ditran o acampanhou, além de um veículo da FMEL, que apoiou a vinda do atleta ao município. Depois, Martinho seguiu de carro até a Ponte Hercílio Deeke, onde novamente mostrou suas habilidades e terminou em frente ao cartão-postal da cidade, a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.

A passagem por Gaspar faz parte de uma longa jornada em que "Rei das Embaixadinhas" pretende visitar os 295 municípios catarinenses. A peregrinação começou em setembro do ano passado em sua cidade natal e deve se estender por um ano, isto porque a pandemia o fez interromper o desafio. Martinho já visitou 126 cidades e percorreu cerca de 2,2km.

E tudo começou em 1979, quando ele viu um dos seus ídolos na TV, o ex-jogador Zico, fazendo malabirismos com a bola. "Na época eu não sabia fazer duas embaixadinhas, mas começei a treinar e meses depois fiz 300 embaixadinhas com uma bola furada". Depois, Martinho alcançou a marca de 1.003 embaixadinhas até que o pai comprou para ele uma bola nova. Um ano depois, ele já fazia dez mil embaixadinhas e depois 20 mil. De lá para cá, foram seis recordes mundiais, o último deles em 2019, quando ele ficou 20 horas fazendo embaixadinhas. Em setembro do ano passado, ele iniciou o desafio de percorrer Santa Catarina de ponta a ponta fazendo embaixadinhas.

O recorde ele já bateu, que são mil quilômetros de caminhada, mas ele decidiu continuar para divulgar todas as cidades do Estado e também ajudar as crianças que é o seu público mais fiel. Martinho já subiu fazendo embaixadinhas a Serra do Rio do Rastro, enfrenou chuva, vento e calor. Sobre a preparação para suportar tanto tempo com a bola nos pés, ele revela que treina nas dunas do Morro dos Conventos, uma praia paradisíaca em sua cidade. Mas, o atleta também enfrenta dificuldades. Com poucos patrocínios, ele precisa da ajuda das pessoas para cumprir o seu recorde. As prefeituras estão lhe dando hospedagem e alimentação, mas é só por causa do período eleitoral. Pensou até em desistir depois que a esposa adoeceu, mas uma "vakinha online" foi criada pela Fesporte para que as pessoas o ajudem. O endereço no facebook é "Martinho Rei das Emabixadinhas" e no Instagram "Martinho Eduardo Orige". "Eu gostaria de dar esse presente para todas as cidades catarinenses, mas eu tenho família e preciso sustentá-la, por isso para que Gaspar, Ilhota e outros municípios tenham o nome no livro dos recordes é preciso a união de todos", justifica Martinho". Ele também tem um telefone para contato (48) 99846-0989.




LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |