| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Estudo

Por que as pessoas correm?

Pesquisa identifica a busca pelo prazer e qualidade de vida


Andressa acabou aderindo à febre das corridas de rua/FOTO: RODRIGO REGADO/FOCO RADICAL

 Por que as pessoas correm? Foi o que a gasparense Andressa Junckes, formanda do curso de Educação Física pela Uniasselvi, quis descobrir com seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A estudante percebeu o significativo aumento no número de corredores na cidade e região e, com um estudo de caso, Andressa foi em busca de respostas. "Eu queria entender por que tantas pessoas estão correndo", diz. A pesquisa iniciou em julho do ano passado e, na última semana, Andressa apresentou os resultados.

"O fator motivacional mais relevante foi a saúde. Ou seja, as pessoas estão preocupadas em melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças como diabetes, hipertensão, entre outras que podem ser provocadas pela falta de atividade física", revela a estudante. O cuidado vem seguido do "prazer" _ segundo iten mais apontado pelos corredores entrevistados. "Ele representa os desafios, a sensação de desafiar-se, superar-se e completar as metas com êxito", explica. Na sequência, de acordo com Andressa, a pesquisa apontou os fatores sociabilidade, controle do estresse e estética.

"O fator competitividade foi quase nulo", ressalta. Isso demonstra, segundo a estudante, que apesar da corrida ser uma prática competitiva, os adeptos da modalidade estão mais preocupados com o bem-estar. "Muitas vezes, a competição dos corredores é interna, algo desafiado a si mesmo, seja uma busca por um recorde pessoal ou a finalização de uma prova. Os desafios não estão em competir com outras pessoas, buscar retornos financeiros ou prêmios. A competitividade é com eles mesmo".

Para obter as respostas, Andressa foi à campo e aplicou um questionário com atletas de dois grupos de corrida de Gaspar, entre outros corredores aleatórios. Ao todo, eles tiveram que responder 54 perguntas relacionadas aos seis fatores apontados acima. Além disso, a estudante decidiu que, para obter as respostas e entender os corredores, ela precisava vivenciar a experiência. "Eu fazia musculação, mas não corria. Para fazer o TCC, resolvi me inscrever em uma prova de 5Km para entender qual era a sensação", diz. E a prova escolhida por Andressa para estrear oficialmente suas passadas foi a JM Run de 2018, promovida em Gaspar pelo Jornal Metas. Desde então, ela não deixou mais de correr. "Continuo por prazer. É uma sensação muito boa cruzar a linha de chegada, saber que você conseguiu. Se superar é muito gratificante", afirma.

Desafie-se

E quem também está "curioso" para saber por que é tão bom correr, uma oportunidade de descobrir os benefícios da modalidade é aventurar-se na JM run deste ano, que acontece no dia 4 de agosto, no Alto Gasparinho. Além dos 5Km, os corredores podem optar pela Meia Maratona, que pode ser feita individualmente ou em dupla. As inscrições podem ser feitas pela internet, nos sites www.focoradical.com.br ou www.vemcorrer.com.


LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |