| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
CORRIDA

Meia Maratona do Bela Vista chega a 35 edições

Prova é uma das mais antigas do sul do país e acontece no dia próximo dia 29 de setembro

Alexandre Melo - jornal@jornalmetas.com.br


Prova deve reunir mais de mil corredores de vários municípios catarinenses e de outros estados / Foto: Arquivo Jornal Metas /


Lá se vão 35 anos que o blumenauense Leonardo Estácio cruzou a linha de chegada para vencer a primeira Meia Maratona do Bela Vista Country Club. De lá pra cá, o mundo mudou e muito. A tecnologia avançou passou a trabalhar a favor dos atletas. O tempo de 1h11min de Estácio, hoje um senhor com 66 anos e ainda corredor, foi sendo pulverizado. No ano passado, o vencedor da prova no masculino, Jurandyr Couto Junior, completou o percurso em 1h07min16s, quase quatro minutos abaixo do campeão de 1985.

A prova, que neste ano acontece no dia 29 de setembro, carrega todo um charme pela sua longevidade. E quem recorda bem do começo é Raul Cardozo, um blumenauense apaixonado por corridas, que um dia se juntou a outros "loucos" por esporte para organizar a prova. "No primeiro ano foram apenas 66 corredores e só havia a distância de 21k. Com o tempo fomos acrescentando outras distâncias". O percurso também mudou. Cardozo conta que a prova era realizada em Blumenau em função das condições de trânsito da época. Foi somente de uns 15 anos para cá que o percurso passou a incluir Gaspar. "Hoje temos um grande apoio da prefeitura e da Ditran de Gaspar para realizar a prova", destaca.

Cardozo, que é uma espécie de Relações Públicas da diretoria do Bela Vista, divulgando o clube e a Meia Maratona por onde vai diz que o importante nunca foi ter quantidade, mas qualidade na prova. "O objetivo foi sempre ter uma prova bem organizada, atendendo com excelência os corredores".

No próximo dia 29, Cardozo vai estar lá, no portal de largada da Meia Maratona pela 35ª vez. Aliás, ele é o único corredor a ter participado de todas as edições da prova. E correr para ele é uma enorme satisfação. Já são mais de 120 meias maratonas no seu currículo e um espaço em casa onde guarda 600 troféus e mais de 1.600 medalhas

Ao longo dos anos, a prova foi mudando e novos percursos foram sendo incorporados, permitindo que um número maior de pessoas participasse. Hoje, o número de inscritos passa facilmente dos mil. Além dos 21km, a Meia Maratona do Bela Vista oferece o revezamento em duplas (10,5km pra cada corredor) e 6km, a caminhada, para quem ainda não se decidiu por correr, e a maratoninha para a turma kids. Os atletas largam da sede do clube, seguem sentido Blumenau pela Rua Itajaí e fazem o contorno no trevo do Sesi, em Blumenau. De lá, todos atravessam novamente o limite entre os municípios, percorrem ass vias principais da cidade até a Avenida das Comunidades e retornam para concluir a prova no centenário clube, em Gaspar. O trajeto é plano e seguro. Além disso, as dependências do Bela Vista, com chuveiros e estacionamento, ficam à disposição dos atletas, para garantir conforto e acessibilidade.

A premiação é outro atrativo da Meia Maratona. Há premiação em dinheiro e troféu para os primeiros colocados das categorias 6km, Revezamento em Duplas e 21 km (regulamento completo está disponível no link: www.focoradical.com.br). A corrida ainda destaca os sócios do clube, com premiação individual em todas as categorias.

Inscrições

E se você ainda não se inscreveu na 35ª Meia Maratona do Bela Vista Country Club ainda tem tempo. As inscrições onlibe podem ser realizadas no site do Foco Radical (www.focoradical.com.br), sendo que o último lote iniciou no dia 9 de setembro e vai até o dia 23. Interessados em participar da Caminhada e Maratoninha, poderão se inscrever no dia da prova, das 6h às 6h30, mediante entrega de 5kg de alimento não-perecível. Para os grupos/assessorias, há um processo especial de inscrição, que deve ser realizada pelo formulário padrão solicitado através do e-mail eventos@clubebelavista.com.br. A competição conta com a parceria do gasparense Raul's Hotel para acomodar os atletas de outras cidades, oferecendo uma tarifa de hospedagem especial para os inscritos na prova e horário especial para café da manhã. A reserva pode ser feita pelo site www.hotelrauls.com.br ou pelo telefone (47) 3397-9500.


Cardozo (D): paixão por corridas / Foto: Arquivo Pessoal /


Wilmar é primeira na sua categoria no Uruguai


Foto: Alexandre Melo - Jornal Metas /


Ainda se recuperando de mais uma grande conquista, o corredor Wilmar Lucas Dias, 56 anos, já garantiu presença na 35ª edição da Meia Maratona do Bela Vista. Essa será a sétima participação na prova, que foi uma das primeiras que ele correu. "É uma prova muito boa, bem organizada", elogia Wilmar. Nessa semana, ele retornou de Punta Del Este, no Uruguai, onde participou da sua segunda prova internacional: a Corrida Marathon de Punta Del Este. Wilmar subiu ao pódio como o primeiro colocado da sua categoria (55 a 59 anos). O tempo foi de 3h06min, quase 20 minutos à frente do segundo lugar. O frio, segundo ele, foi o principal inimigo e até admitiu que o resultado o suprendeu. "Corri para chegar em terceiro", revela. Wilmar, que foi para a prova juntamente com outros 12 corredores que representam o grupo de corridas do Sesi de Blumenau. Ele trabalha no primeiro turno da Tinturaria da Círculo e treina quase sempre no final do dia. São cerca de 60km por semana, porém, quando vai se aproximando uma maratona, ele conta que chega a treinar 130km por semana. Sobre correr, ele diz que é uma satisfação. "É uma sensação incrível superar desafios", finaliza.


Serviço

O que? Meia Maratona do Bela Vista Country Club

Onde: Gaspar

Data: 29 de setembro de 2019

Horário: 7h (Meia Maratona)

Inscrições: www.focoradical.com.br

Mais informações: 3397-9797



LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |