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ESPORTES

Correr faz bem, mas exige preparação

Veja quais são os tipos de corrida e comece a treinar logo

Alexandre Melo/jornalismo3@jornalmetas.com.br


Correr faz bem, porém, requer cuidados/Arquivo Jornal Metas

O corpo humano pede movimento. É natural, pois não nascemos para ficar parado. Nos movimentamos desde os primeiros instantes de vida. Por meio da atividade física proporcionamos ao nosso corpo esse movimento. Entre tantos esportes de movimento que se pratica, a corrida é, sem dúvida, o mais simples. Basta uma camiseta, um shorts, um tênis no pé e força de vontade para se exercitar. Mas, a corrida também se subdivide. As mais comuns são: de pista, rua, cross country, de montanha e a trail. Independente do grau de dificuldade, todas elas têm em comum o tripé esforço, disciplina e saúde do corpo.

Exercícios vigorosos, quando praticados por orientação de um profissional, rendem benefícios em abundância e de forma cumulativa para a saúde. Ou seja, quanto mais você pratica, ou quanto mais difícil o exercício se torna, melhor estará a sua saúde. Estudos médicos já comprovaram que indivíduos que correm mais de 80 quilômetros por semana têm aumento significativo do HDL (o bom colesterol) e diminuição significativa da gordura corporal, das triglicérides e do risco de doenças cardíacas que os indivíduos que correm menos de 16 quilômetros por semana. Porém, não saia por aí correndo feito "adoidado". A corrida exige uma preparação do organismo para longas distâncias. Por isso, se você quer começar a correr deve, primeiro, procurar um profissional especializado (personal trainee), que certamente vai lhe orientar para o tipo de corrida e distância que você se encaixa.Qualquer tipo de esporte, que exige esforço físico, não deve ser praticado antes de um check-up, pra saber como está a sua saúde.

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Corrida de pista

É a competição de atletismo mais tradicional. Essa modalidade envolve várias provas, como as de fundo e as com obstáculos.

Corridas de rua

Essas provas, como o próprio nome sugere, são realizadas nas vias urbanas pavimentadas e planas. É a modalidade mais popular no Brasil e um dos tipos mais praticados no mundo. As distâncias padrões são 5, 10, 21 e a maratona de 42 quilômetros.

Cross Country

Esse tipo de prova não é muito comum no Brasil. Ela acontece, geralmente, em grama, podendo ou não ter obstáculos naturais. Nas competições oficiais, as distâncias são de 12 quilômetros na categoria adulto masculino, 8 quilômetros nas categorias adulto feminino e juvenil masculino, 6 quilômetros na categoria juvenil feminino e 4 quilômetros nas categorias adulto masculino e feminino (prova curta).

Natureza

A corrida em montanha bem bastante comum no Brasil em função da nossa própria geografia acidentada. Ela se caracteriza pelo percurso cheio de subidas e descidas, com ou sem obstáculos naturais, possuindo um mínimo de altimetria acumulada, que é a soma de subidas e descidas, tendo como base o nível do mar.

Trail

As provas conhecidas por trail ou ultra trail se caracterizam pelo intenso contato com a natureza. Ela acontece em trilhas, bosques, florestas e praias, com obstáculos naturais, como travessias de rios. As distâncias variam entre cinco e 100 quilômetros e podem ser praticadas por todos os públicos. Existem provas acima de 100km, porém, a participação do atleta é vinculada a uma espécie de ranking.

Dicas importantes

O tempo da corrida vai depender da capacidade de cada um: o importante é não exagerar. O ideal é que se façam sessões de 30 a 45 minutos, de 3 a 4 vezes por semana.

Após a corrida, é muito importante que se façam alongamentos, para evitar lesões. Além disso, deve-se beber água para hidratar o corpo e fazer uma refeição leve para repor os nutrientes perdidos. Você também pode utilizar os produtos da linha Arnica Sports que auxiliam no alívio de tensões provocadas pela fadiga muscular, pancadas e torções.

Quinze motivos pra você começar a correr
1 - reduz o peso corporal;
2 - melhora o nível de colesterol
3 - aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
4 - reduz os riscos de infarto;
5 - aumenta a massa muscular;
6 - reduz a variação da pressão arterial de repouso;
7 - ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração;
8 - melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo;
9 - melhora a qualidade do sono;
10 - estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose;
11 - melhora a auto-estima;
12 - aumenta o condicionamento físico;
13 - proporciona sensação de bem-estar;
14 - diminui o estresse e melhora a depressão;
15 - aumenta a eficiência do metabolismo;

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