| ASSINE | ANUNCIE

MENINAS DE OURO

Cleusa e Dema brilham em provas de rua

30 Novembro 2017 13:30:00

Cleusa foi terceira na ultra maratona de MG, Dema conquistou o segundo no Desafio da Serra do Corvo

Alexandre Melo
foto
Foto: Divulgação
Cleusa e Dema se destacaram nas corridas

Cleusa Varella deu um show de resistência no interior de Minas Gerais. No último fim de semana, a corredora de ultra maratona encarou 328 voltas em uma pista atlética de 400 metros, na disputa da Ultra Maratona Internacional Mantiqueira/Passo Quatro. A atleta cruzou a linha de chegada em terceiro na classificação geral do feminino.

Foram 24 horas correndo, para concluir os 131km. A cada 4 horas, a organização da prova invertia o sentido - horário e anti-horário.O sol escaldante da tarde sábado consumiu boa parte das energias dos atletas. Foi um momento difícil, porém, Cleusa conseguiu manter a concentração, embora tenha perdido a terceira posição. Já na madrugada de domingo, a chuva veio forte e ajudou os atletas a recuperar parte das energias. A chuva permaneceu insistente pela manhã, assim como Cleusa que, por pura teimosia, como ela mesmo descreve, imprimiu um "sprint" final para recuperar a terceira colocação. Ela disse que participar dessa prova foi um honra, pois lá estavam os melhores ultra maratonistas da América do Sul. Cleusa agradeceu a torcida dos gasparenses, e dedicou o terceiro lugar a todos que a apoiaram até aqui nesse seu retorno às corridas de rua.

Essa não foi a prova mais longa na vida dessa promotora de vendas, que nas horas vagas treina corridas de longa distância. Aos 43 anos, a "Nega Queniana", como é conhecida no meeting de corridas, diz que ainda pode conquistar muita coisa no esporte. Por isso, a partir de 2018 os desafios serão ainda maiores que 150km, a sua prova mais longa. "Quero me profissionalizar em provas acima de 100km", revela Cleusa. Ela pretende encarrar uma ultra de 300km, também sob céu de Minhas Gerais. A preparação já começou. No próximo fim de semana (9 e 10/12), Cleusa vai participar da sua última prova do ano. Ela vai correr 12 horas no interior do Paraná, mas como ela mesma diz, "serão 12 horas de pura alegria". Alguém dúvida?

Dema vai às alturas

Se Cleusa se destacou no interior mineiro, em Santa Catarina brilhou a estrela de outra atleta de Gaspar: Demaris de Castro Paim. Ela literalmente foi às alturas. Dema, como é conhecida entre os colegas de corridas, participou no domingo (26) da sua penúltima prova do ano: 1º Desafio Uphill Serra do Corvo, no município de Grão Pará, completando em segundo lugar entre as mulheres. A prova é uma das mais difíceis do estado. Com largada na metade da manhã, sob um sol muito forte, Dema encarou 13km de subida da serra, completando o percurso em 1h33min45s. "Esse foi o incansável tempo que levei para completar uma das provas mais lindas e duras que já fiz até hoje", comentou. Segundo ela, foram momentos únicos e, com certeza, memoráveis. "Respeitei os limites do meu corpo, respeitei a serra, testei meus limites e, no final, a satisfação de dever cumprido", sintetizou.

Dema contou que o seu primeiro objetivo era "curtir a prova", tentar completar o percurso já que ela nunca havia participado de uma prova com um nível tão alto. O desafio, para a corredora, exigiu muita técnica e resistência física. "Estava super preparada fisicamente e com a mente tranquila, que são ingredientes fundamentais nestes momentos", observa. Dema agradeceu o resultado ao seu treinador, Jackson do Nascimento, que vem lhe orientando há nove meses. "Os resultados estão sendo surpreendentes, vou fechar o ano de 2017 com 24 provas, sendo nove meias maratonas e uma maratona", revela atleta. Para quem corre há pouco mais de dois anos, isso já pode ser considerado um feito extraordinário.

Imagens

LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |